Free cookie consent management tool by TermsFeed · ASBRAV · Curso: Mecânico de Ar-Condicionado ·

HOME > GUIA DE CURSOSMecânico de Ar-Condicionado TEÓRICO E PRÁTICO

PRÉ-REQUISITOS:

Escolaridade comprovada: 1º grau completo;
Ou experiência comprovada na área (sujeito a avaliação).

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

  • Identificar Problemas de Dimensionamento Elétrico e Mecânico
  • Analisar o Ciclo de Refrigeração
  • Identificar Falhas e Apresentar Soluções para Equipamentos em Geral
  • Realizar Manutenção Preventiva
  • Identificar, Substituir e Selecionar Componentes para Aplicações em Ar-Condicionado
  • Compreender a Lógica de Comando e Acionamento Elétrico
  • Coletar Dados das Grandezas Fundamentais de um Equipamento de Ar-Condicionado

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Instaladoras, Assistência Técnica, Fábricas, Manutenção de Ar-Condicionado

EMENTA

Termodinâmica
Ementa: Conceitos básicos de calor e temperatura; tipos de calor; transferência de calor; ciclo básico de refrigeração; relação entre pressão e temperatura nos fluidos refrigerantes; superaquecimento e subresfriamento; tipos de equipamentos e Psicrometria

Fundamentos de Eletricidade
Ementa: Conceitos básicos de eletricidade, circuitos elétricos, tipos de fornecimento de energia, emendas, análise de circuito, utilização de multímetro.

Brasagem
Ementa: Executar brasagem de tubos de cobre em diversas situações e posições, dentro do aparelho; brasagem com nitrogênio passante; diferenças entre brasagem com oxigênio e acetileno (PPU) e maçarico portátil; brasagem e desbrasagem em tubos de cobre de bitolas diversas (de capilar à 1”), percebendo o grau de dificuldade que se apresenta.

Eletricidade Aplicada em Condicionadores de ar
Ementa: Funcionamento dos componentes de um condicionador de ar, componentes elétricos, aplicação dos componentes em um circuito, proteções elétricas e eletromecânicas, equipamentos inverter, testes básicos em placas, aplicação de placas universais, atividades práticas.

Processos Mecânicos
Ementa: Ciclo básico de refrigeração, compressão, condensação, expansão e evaporação, recolhimento de fluido para o condensador, recolhimento de fluido para cilindro, limpeza de sistema, pressurização de circuito, desidratação (vácuo), carga de fluido - líquido ou vapor, rendimento do condicionador de ar.

PROGRAMA

Refrigeração de Ar-Condicionado:
Introdução, Definições, Ciclo de Refrigeração, Compressores, Condensadores, Reservatórios, Evaporadores, Dispositivos de Expansão (queda de pressão), Controles Básicos do Ciclo, Características dos Refrigerantes, Óleos de Refrigeração, Acessórios, Tubulações, Desidratação, Sistemas de Carga e Descarga, Procedimento na Instalação, Sistemas Múltiplos, Diagnóstico de Defeitos.

Eletricidade:
Símbolos de um Diagrama Elétrico, Princípios de Eletricidade, Potência em Circuitos Monofásicos, Polifásicos e Trifásicos, Motores Trifásicos e Monofásicos, Componentes de Comando e Proteção utilizados em Condicionadores de Ar, Controles Eletrônicos, Diagramas Elétricos, Dimensionamento e Segurança das Instalações e do Usuário.

CONHEÇA O MERCOFRIO

O Mercofrio tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento e a inovação, integrando Pesquisa, Indústria e Mercado, apresentando os avanços tecnológicos para todo o ciclo de vida dos sistemas AVAC-R.

Além do público técnico, formado por professores, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, projetistas, consultores, técnicos e acadêmicos, o congresso tem como propósito também atrair profissionais e empresas que atuam diretamente no projeto, comissionamento, instalação e manutenção de sistemas AVAC-R.

ACESSE O SITE

ASBRAV EM NÚMEROS

  • 28Anos de
    Atuação
  • 160Associados
  • 150Cursos
    Oferecidos
  • 5000Profissionais
    Capacitados

ASSOCIADOS EM DESTAQUE

Este espaço é destinado para que nossos associadosdivulguem seus serviços com link direto para o seu site.

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!