GERALMário Henrique Canale é reempossado presidente da Asbrav com nova diretoria
Compromisso com o setor AVACR: gestão renovada e metas ambiciosas
O último dia 8 de janeiro de 2025, marcou oficialmente o início da gestão 2025-2026, da ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), quando a nova Diretoria foi empossada junto à renovação da gestão presidencial de Mário Henrique Canale, que esteve à frente da entidade na gestão que se encerra (2023-2024). Na data foi realizada a cerimônia de posse da diretoria, seguida de jantar de confraternização, no Restaurante Casa do Marquês, em Porto Alegre (RS), cidade sede da entidade, que contou com a ampla participação de associados, reforçando a confiança na continuidade do trabalho da entidade em prol do setor de AVAC-R.
Solenidade de Posse - O evento reuniu também líderes deste setor, representantes de entidades como Ricardo Alberto Férnandez, da ARES (Associação Sul Riograndense de Segurança do Trabalho); Bernardo Baldasso, pela Ashrae South Brazil Chapter; Paulo César Maciel, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul; e Gustavo Gottert Knies, da Abemec -RS (Associação de Engenheiros Industriais do Rio Grande do Sul). Durante a cerimônia, Canale, reempossado, expressou sua gratidão e compromisso: "É com grande honra e profundo senso de responsabilidade que me dirijo a vocês neste momento tão significativo. Ser reconduzido para mais dois anos à frente da nossa querida ASBRAV é uma demonstração de confiança que muito me orgulha e, ao mesmo tempo, renova o compromisso que assumi desde o início desse trabalho: liderar a Associação com dedicação, integridade e visão para o futuro."
Ainda, durante o discurso, Canale registrou como fundamental o trabalho da diretoria da gestão anterior, bem como o apoio dos associados pelos resultados alcançados nos últimos dois anos, destacando os desafios enfrentados e, também, os frutos colhidos. “A gestão de 2023 e 2024 não seria possível sem o empenho e o talento de uma diretoria engajada, que trabalhou incansavelmente para fortalecer nossa associação e ampliar sua relevância junto à sociedade”, ressaltou.
Iniciativas e Metas da Nova Gestão – O presidente também discorreu sobre o plano de gestão para o biênio 2025-2026, que está centrado em três pilares estratégicos: segurança alimentar, qualidade do ar interior e eficiência energética/descarbonização. Além disso, as ações incluem:
Cursos de Capacitação: Expansão do portfólio para atender às demandas técnicas e regulamentares do setor;
Desenvolvimento de Pesquisa: Estímulo à inovação tecnológica em climatização e refrigeração;
Apoio aos Comitês: Incentivo a iniciativas como o Comitê Social, o Mercofrio e o Núcleo das Mulheres da ASBRAV, promovendo diversidade e impacto social; e
Parcerias Estratégicas: Ampliação do diálogo com empresas, instituições acadêmicas e órgãos governamentais para fortalecer o setor AVAC-R.
No tangente aos desafios da Nova Gestão, a nova diretoria assume em um momento de grandes mudanças e oportunidades, como a Reforma da Nova Sede, prevista para finalizar em maio deste ano, o espaço foi planejado para ser uma estrutura moderna e eficiente, possibilitando a realização de capacitações, eventos técnicos e desenvolvimento de pesquisas; Fortalecimento Regional, com a ampliação do alcance da ASBRAV nos três estados do Sul, promovendo maior integração entre empresas e profissionais; e, por fim, Sustentabilidade e Inovação, a fim de responder às demandas do mercado, alinhando o setor às práticas de descarbonização e eficiência energética.
O novo presidente encerrou convocando o trabalho coletivo para a boa condução das ações: “Reforço também que este é um trabalho coletivo. Nossa força está em cada membro da ASBRAV, em cada parceiro que acredita em nossa missão, e em cada pessoa que se dedica a construir um setor mais forte e mais preparado. Juntos, temos a capacidade de transformar ideias em ações e desafios em oportunidades”.
Confira agora a composição da Nova Diretoria Executiva da ASBRAV – Gestão 2025-2026:
Presidente: Mário Henrique Canale (Aeris)
1ª Vice-Presidente: Maria Inez da Luz Gomes (Sicflux)
2º Vice-Presidente: Eduardo Gus Brofman (B2P Engenharia)
3ª Vice-Presidente: Jeanice Brum (Klimasul)
Secretário: Anderson Rodrigues (Artecnica)
Tesoureiro: Marcos Abel Silva Kologeski (Isoterm)
Já o Conselho Deliberativo está formado por titulares e suplentes, agregando profissionais experientes de empresas renomadas, trazendo diversidade e competência para os trabalhos.
Conselheiros Deliberativo Titulares: Gilmar Luiz Pacheco Roth, Laura Acosta Baldissera, Madeleine Schein, Manoel Pedro de Andrade Oliveira, Marcelo Ávila, Matheus Idelbrandt, Maurício Fernandes Barbosa de Carvalho, Patrick Azevedo Spanhe e Paulo Fernando Presotto.
Conselho Deliberativo Suplentes: Letícia Jenisch Rodrigues, Sheila Beatriz de Camargo e Taiane dos Santos Barbosa.