Notas e lançamentos


A alemã ZF Friedrichshafen AG e a dinamarquesa Danfoss Silicon Power GmbH intensificaram sua cooperação com uma nova parceria estratégica para módulos de potência de silício e carboneto de silício. Os parceiros planejam melhorar a eficiência das transmissões elétricas, aproveitando os benefícios de engenharia e custo na interface entre os módulos de potência e os inversores. Um dos primeiros marcos importantes nessa nova iniciativa é um contrato de fornecimento para os módulos de energia da Danfoss destinados a projetos de produção em grande escala da ZF.

Os módulos de potência são usados nos chamados eletrônicos de potência, que servem como controles eletrônicos para acionamentos eletrificados. “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa parceria com a ZF. Acreditamos que essa cooperação mais estreita tem o potencial de ser um divisor de águas para o desenvolvimento e a inovação de futuras transmissões de tração para eletrificação de veículos. Juntos, podemos permitir uma aceleração da transição do setor de transportes”, comenta Kim Fausing, presidente e CEO do Grupo Danfoss.

A parceria permite que as duas empresas participem em conjunto de pesquisa e desenvolvimento, com a Danfoss também fornecendo módulos de energia para aplicações de silício. Além das aplicações padrão de 400 volts, as duas empresas começaram a desenvolver um módulo de potência de carboneto de silício de 800 volts para um projeto de produção em grande volume, com o objetivo de se posicionar na vanguarda deste novo segmento.

“Essa é uma parceria robusta de longo prazo que permite à ZF e à Danfoss unir suas forças. Isso abre um significativo potencial de inovação para melhorar a competitividade técnica e comercial de nossos inversores. Utilizaremos essa vantagem em todas as nossas aplicações de transmissão; de híbridos a aplicações elétricas completas”, explica Jörg Grotendorst, chefe da divisão de E-Mobility da ZF.

A divisão E-Mobility da ZF fornece sistemas e componentes de acionamento elétrico, enquanto a Danfoss Silicon Power GmbH (DSP) é especialista em módulos de potência de silício e carboneto de silício. Juntando forças para produzir soluções inovadoras de tecnologia aberta para sistemas de transmissão de mobilidade eletrônica, as empresas pretendem dar uma contribuição vital para reduzir as emissões dos veículos.

Nos veículos elétricos e híbridos, os módulos de potência controlam a eficiência do fornecimento de energia ao inversor, bateria e componentes eletrônicos a bordo. Isso significa que o desenvolvimento de inversores que economizam espaço e módulos de potência mais eficientes é crucial para reduzir as emissões em longo prazo.