Palestra em Florianópolis/SC destacou a tecnologia VRT, que traz mais economia e eficiência

287865_619000_palestra_daikin_florianopolis_sc__5_Focando nos benefícios trazidos pela tecnologia VRT (Variable Refrigerant Temperature), a palestra “Novas Soluções e Tecnologias Aplicadas em Equipamentos de Expansão Direta do Tipo VRV” trouxe conteúdos importantes para os interessados no tema. O evento promovido pela a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, em parceria com a Daikin, ocorreu na noite de segunda-feira (04/07), no auditório da FIESC Vice-presidência Sudeste, em Florianópolis. O principal objetivo era difundir informações referentes as tecnologias para tornar os equipamentos VRV da Daikin mais econômicos em consumo de energia e custo de manutenção, dando ênfase na tecnologia VRT.

Os sistemas VRT trazem uma redução de consumo anual de energia elétrica de 25 a 40 %, aumentando a vida útil, operando melhor e com diferenças de pressão menores. Além disso, essa alternativa proporciona elevada confiabilidade e reduzidos custos com manutenção e troca de peças. Essa tecnologia já está incorporado a linha do VRV INOVA, comercializado no Brasil pela Daikin.

Para o engenheiro de aplicação da Daikin e palestrante do evento, Fernando Pozza, o tema ganha notoriedade na medida em que empresas e pessoas físicas buscam formas de reduzirem os custos operacionais sem reduzir o conforto e otimizando a eficiência e produtividade.

– É mais barato, eficiente e rápido investir em eficiência energética do que investir na geração e distribuição de energia. Então, a utilização de equipamentos com esta tecnologia contribui para postergar o investimento do governo em geração e distribuição, bem como disponibiliza demanda elétrica para novos consumidores e investimentos, explica Pozza.

O público foi composto por engenheiros, projetistas, estudantes, técnicos de instalação e manutenção de sistemas de climatização assistiu a fala do palestrante. Profissionais de diferentes cidades como Joinville e Balneário Camboriú, qualificaram o debate com questionamentos de alto nível durante o evento.

Ao final do evento, os presentes participaram de um café reforçado fornecido pelos organizadores do evento.