Assunto foi destaque no primeiro dia do 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação

A preocupação do setor refrigerista com a eficiência energética ficou evidente no primeiro dia do Mercofrio 2014 – 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação, na segunda-feira (25/08). O evento, que ocorre até dia 27 de agosto na FIERGS, é organizado pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).
– Trabalhamos nessa área na disseminação do conhecimento e o congresso é uma ferramenta importante nesse sentido. Estamos a um ano no planejamento do congresso e buscando motivação dos profissionais e pessoas que atuam no setor. Hoje é um dia muito importante para a academia – destacou o presidente da ASBRAV, Luiz Afonso Dias.
Durante todo dia, acadêmicos participaram das “Sessões Técnicas”, em que apresentaram projetos e artigos científicos sobre os mais variados temas refrigeristas. Um dos assuntos mais abordados por eles foi a eficiência energética.
– A economia de energia é uma moda mundial e foi destaque no Mercofrio. É uma preocupação realmente necessária, pois o crescimento da civilização e da sociedade, das cidades, do número de veículos e a energia é algo muito caro e muito difícil de obter e, às vezes, agressiva ao meio ambiente, na forma de se produzir. Para manter qualidade de vida, manter expectativa melhor para o futuro, nós temos que procurar formas menos agressivas ao meio ambiente – ressaltou o coordenador das “Sessões Técnicas” e diretor de Ensino e Treinamento da ASBRAV, Paulo Otto Beyer.
A eficiência energética também esteve presente no minicurso do professor da Universidade de Brasília, João Pimenta, na aula intitulada “Análise Energética de Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado”.
– O minicurso visa divulgar aos engenheiros e técnicos os conhecimentos sobre modelagem e simulação computacional de sistemas de ar condicionado e refrigeração de uma forma geral. Existe um grande mérito na pratica da simulação computacional do sistema de ar condicionado e refrigeração, porque justamente o domínio dessa ferramenta e sua aplicação têm potencial de conduzir projetos que sejam mais eficientes no consumo de energia. Os profissionais que poderão utilizar estes conhecimentos também serão capazes de oferecer produtos e soluções mais comprometidas com eficiência energética – afirmou João Pimenta.
Já o minicurso do professor Maurício Salomão teve os testes, ajustes e balanceamentos como assunto principal.
– O tema é teste, ajuste e balanceamento de sistemas de ar condicionado. O minicurso foi desenvolvido visando o que as pessoas precisam entender no sistema de ar condicionado e com o elas podem fazer as medições adequadas, interpretar e fazer os devidos ajustes necessários para que essas instalações tenham o desempenho esperado neste projeto – disse Maurício Salomão.
A eficiência energética não era o tema central da aula, mas o teste, ajuste e balanceamento são fundamentais para que a instalação entregue o que foi prometido na aquisição de um ar condicionado, dentro do menor consumo de energia.
O Mercofrio 2014 – 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação ocorre até quarta-feira (27/08) na FIERGS, localizada na Avenida Assis Brasil, n° 8787. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.asbrav.org.br.