Obra Destaque: Corporate Evolution

O projeto consiste em um retrofit em uma CAG – Central de Água Gelada, onde havia três chiller com capacidade de 215 TR de condensação a ar. Os investidores estavam tendo problemas de manutenção, além do alto custo operacional com energia e manutenção. Através de um estudo energético, o consultor concebeu uma nova configuração com equipamentos de alto desempenho que resultava em economia anual superior a 25% emenergia, substituindo apenas um dos três chillers existentes, viabilizando o retrofit.

central de água gelada antiga, consistia em 3 chillers com compressor parafuso de condensação ar sem inversor com capacidade de 215 TR, circuito de bombeamento com primário de vazão constante e secundário com vazão variável. No circuito primário com 4 bombas de água gelada de vazão constante (GAGP = 118,5 m³/h @ 28 mca – motor de 20 cv), sendo uma para cada chillers e uma reserva, já o sistema secundário composto por duas bombas de água gelada (373 m³/h @ 48 mca – motor de 100 cv), sendo uma operante e uma reserva.

Na nova configuração, foi substituído um chiller antigo por um chiller com compressor parafuso Inverter de alto rendimento com capacidade nominal de 200 TR (desempenho emcarga plena – COP de 3,22 e desempenho em cargas parciais – IPLV de 6,51), além deste chiller foi incluído um chiller de apenas 30 TR com compressor scroll com bomba incorporada para atender o período noturno e os demais períodos de baixas cargas da edificação. Esse edifício possui empresas com salas de CPD que requerem refrigeração contínua e por isso o sistema tem que operar 24 horas por dia. Então, nos períodos de baixa carga, ao invés de ter um chiller e bombas de água gelada primária de alta capacidade operando, o sistema de automação coloca em marcha o chiller de 30 TR e a bomba primária aderentes e eficientes para as baixas cargas.

No circuito primário foram mantidas as mesmas bombas existentes apenas ajustado o rotor de uma bomba para atender a vazão de 110 m³/h do novo chiller de 200 TR. No circuito secundário, foi inserido uma bomba de alta eficiência da Armstrong in-line (110 m³/h @ 20 mca – motor de 15 cv) com tecnologia Sensorless, que busca sempre o ponto de melhor eficiência do sistema hidráulico, operando em paralelo com uma das bombas do circuito secundário existentes.

Foi implantado um sistema de automação com BMS, para monitoramento, controle e operação otimizado da CAG. A partir da automação foi implantado duplo set-point, fazendo com que a temperatura de avanço da água gelada no período de ponta (18 às 21 h) seja elevado de 7°C para 8 ou 9°C, reduzindo significativamente a demanda elétrica no horário de ponta, sem afetar o conforto térmico, Já que é um período de menor carga térmica total, bem como de ocupação na edificação.
Outro ponto que foi observado e avaliado foi o nível de ruído da nova configuração de forma a não criar problemas ou desconforto para a vizinhança, já que o empreendimento é rodeado por edificações comerciais, residenciais e um hotel. O nível de ruído do chiller, cuja a instalação fica a céu aberto na cobertura do empreendimento, não poderia apresentar uma pressão sonora a um metro de distância superior a 80 dB(A) em carga plena, por isso o chiller foi fornecido com os ventiladores do condensador com tecnologia Inverter de forma a reduzir a rotação em cargas parciais reduzindo o nível de ruído e consequentemente o consumo de energia.

Esse projeto de modernização e otimização da central de água gelada reduziu consideravelmente o consumo de energia. Com base nas medições de energia da CAG e das faturas de energia da concessionária Copel, obteve uma redução efetiva média dos custos operacionais com energia de 32% . O projeto e estudo de retrofit iniciou-se em meados de maio de 2016 e Iniciou-se as operações da nova CAG em março de 2017.

Ficha Técnica:
– Edifício Corporate Evolution
– Plaza Incorporação e Empreendimentos Ltda.
– Aplicação comercial – aluguel de pavimentos corporativos;
– Localização: R. Comendador Araújo, 499 – Centro, Curitiba – PR
– Projetista/Consultor: Michelena Engenharia
– Instalador: GoodServ Climatização
– Chiller utilizado na modernização: Chiller com compressor parafuso monorotor de condensação ar de alto desempenho com inversor
– Fabricante – Modelo do Chiller: Daikin Mcquay – ATS 200.2 XE-ST
– Bomba Secundária: Armstrong, modelo Sensorless 4300