Material é desenvolvido pela ASBRAV e pode ser acessado gratuitamente

O objetivo é ampliar o conhecimento para quem trabalha no setor e esclarecer dúvidas comuns de consumidores na hora da aquisição e da instalação de condicionadores de ar. O Guia de Instalação do Ar Condicionado foi desenvolvido pela ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. Será oferecido de forma digital e tem como público-leitor o consumidor final (residencial e comercial), além de profissionais do setor HVAC&R.

– Este material precisa chegar na mão de engenheiros, arquitetos, empresários e todas as pessoas interessadas para que tenham conhecimento no assunto. Um dos aspectos presentes no Guia é o conforto térmico. O material explica fatores que influenciam neste quesito como faixas de temperatura e umidade ideais e influência da temperatura radiante de conforto. É indispensável deixar claro para o cliente leigo, o que é preciso observar para que ele cobre e fiscalize o trabalho do prestador de serviço – explica o 1o vice-presidente da ASBRAV, Fernando Pozza.

guia anterior desenvolvido pela ASBRAV era focado em projeto e, este, tem como objetivo orientar o mercado sobre equipamentos, instalações e tipos de sistemas existentes.

 

– A ideia é mostrar a gama de oportunidades que existem para serem aplicadas em cada situação. Muita gente pensa, de forma errônea, que climatização limita-se apenas ao uso de splits que são ótimos, mas há uma série de outras alternativas que se encaixam em determinados ambientes – completa Fernando.

No final,é dedicado um capítulo para os detalhes arquitetônicos que interferem na instalação, operação e manutenção dos sistemas de climatização. Neste quesito, áreas técnicas, espaços de serviço, espaçamento entre forro e áreas para instalação de redes de dutos são muitas vezes esquecidos ou ignorados em projetos arquitetônicos prejudicando o desempenho térmico ou causando retrabalho e elevação de custos de obra.

O material ficará disponível no site da entidade asbrav.org.br sendo possível o acesso através de um cadastro na página.