Opinião

Começo com uma pergunta aos donos de empresas de ar condicionado: Qual é o seu negócio?
O meu é gestão. Com foco nisso trago pra vocês em Pauta esse decifre o que é gestão. Tudo começa com um sonho, não a função, seja ele qual for, determine o seu comportamento. E uma empresa de refrigeração seja ela qual for com os números de funcionários que seja você deve ter postura e pensamento de gestor. A identidade do eu sou tem como base um resultado positivo. Sinta-se merecedor da sua empresa independente do tamanho dela. Gestão é o negocio para todos sem gestão não existe empresa nem função muito menos funcionários.Para uma empresa de refrigeração de excelência na entrega de seus resultados a autorresponsabilidade é a certeza absoluta que você empresário é o único responsável pela qualidade e resultados que vem realizando. Todos precisam de gestão. Gestão começa em uma excelente elaboração de missão, visão e valores da sua empresa antes de um CNPJ você deve saber qual a missão que irá desenvolver para um todo, seja quais as visões que realmente lhe faz acreditar que é possível a existência da sua empresa e que valores você vai passar para o seu próximo.Pergunto sinceramente, você e (ou) seus funcionários sabem da missão, visão e os valores da sua empresa? Meu amigo (a) se a resposta for sim, parabéns você esta no negócio certo. Se não te convido a fazer uma imersão de conhecimentos e entender um pouco mais sobre esse negócio.

O senso comum quando se fala em recursos humanos (RH) está relacionada a processos seletivos, demissões, administração da folha de pagamento, atendimento às leis trabalhistas, entre outras ideias. Gerir recursos humanos, contudo, implica muito mais elementos do que simplesmente cumprir tarefas administrativas, isso vai muito além.

O conceito de gestão de RH consiste em uma série de técnicas, estratégias e metodologias que tem o objetivo de manter todos os funcionários motivados e alinhados com as metas da empresa. Na verdade, essa gestão envolve o processo duplo de equilibrar os interesses empresariais e individuais. Isso resulta em benefícios tanto para os funcionários como para os empresários.

Por que a gestão de RH é importante para a empresa? A gestão de RH é importante para qualquer empresa, pois tem a capacidade de oferecer qualidade humana aos funcionários, oferecer-lhes proteção e extrair deles o melhor desempenho, o que será notado no crescimento natural do empreendimento. Afinal, quanto mais motivado e satisfeito com o trabalho, melhor será a produtividade do trabalhador, não é mesmo?

 

Como melhorar a gestão de recursos humanos do negócio? A melhoria no setor de gestão de RH ocorre basicamente a partir da formação de um departamento altamente profissional e qualificado. Profissionais especializados não apenas em gerar resultados quantificáveis à empresa, mas também preparados em construir valores humanos e sociais que agreguem positivamente no ambiente de trabalho.

Atualmente como se encontra o mercado? Empresários com visão exploratória e que visam somente o lucro têm cada vez menor espaço. A sociedade em geral tem evoluído e a visão mercadológica precisa, igualmente, acompanhar todas essas transformações.
O segredo está em crescer e contribuir.

Portanto, a gestão de RH possui a peculiaridade e competência de criar mecanismos para beneficiar tanto a empresa como seus funcionários. Se o negócio é movido por metas e lucratividade, as pessoas também são repletas de sonhos, necessidades e desejo de crescer na vida. Unir ambos os objetivos, de modo que um se conecte ao outro, é a principal tarefa da gestão de recursos humanos, principalmente no que diz respeito ao bem-estar e saúde — e por isso sua importância é tão grande para qualquer empresa.

E ai qual é o seu negócio?

 

 

 

Patrícia Vale
Analista de Perfil Comportamental
Master Coach
Empresa GME Soluções em refrigeração.