Notas e lançamentos

A Daikin, empresa de origem japonesa e maior fabricante de ar condicionado no mundo, sempre a frente produzindo tecnologia de ponta, já oferece ao mercado de HVAC-R equipamentos de acordo com os novos critérios específicos de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que destaca através do Selo Procel, os aparelhos mais eficientes de ar condicionado.

A atualização divulgada pelo Procel tem como foco o aumento dos níveis de eficiência energética para que o aparelho possa receber a ENCE (Etiqueta Nacional de Consumo de Energia) com níveis de eficiência de 6,0 W/W a partir de maio de 2022, e posteriormente, a partir de novembro de 2023, 7,6 W/W.

A revisão foi resultado de reuniões técnicas com a participação de representantes da indústria, do Ministério de Minas e Energia (MME), de laboratórios e universidades, além de representantes da sociedade civil e da Collaborative Labeling and Appliance Standards Program (Clasp), entidade internacional com atuação destacada em eficiência energética na área de refrigeração.

De acordo com Leandro Lourenço, gerente de engenharia de produto da Daikin, os produtos que a Daikin fabrica e comercializa no Brasil foram concebidos para entregar desempenho e eficiência elevados nas condições reais de uso e estão prontos para atender os requisitos dessa nova atualização.

“A Daikin já atende os novos critérios, com equipamentos concebidos para atingir elevados índices de eficiência. A atualização divulgada pelo Procel, além dos novos índices de eficiência, também abrange outros itens como potência máxima em modo de espera; fluido refrigerante e a inserção de uma nova categoria”, informa Lourenço.

Segundo o Procel, haverá um prazo de transição e os novos critérios só serão válidos a partir de maio de 2022. Assim, os produtos que hoje ostentam o Selo Procel, mas que não atingem os novos índices e demais critérios definidos, não poderão mais ostentá-lo a partir desta data.

A Daikin foi a primeira empresa a apresentar ao mercado uma linha completa de produtos já aprovados também nos novos critérios do Selo Procel, com elevados índices de eficiência, oferecendo equipamentos eficientes para os consumidores.

Outra novidade na revisão do Selo Procel foi a criação da categoria Ouro, concedido para equipamentos com IDRS superior a 7,6 até maio de 2021 e igual ou superior a 8,2 a partir de novembro de 2023. As informações completas sobre os novos critérios específicos para aparelhos de ar-condicionado estão disponíveis no Portal Procel Info.