Promovido pela ASBRAV, o programa inicia no dia 4 e segue até 27 de maio

Em maio acontece o curso online de carga térmica e as inscrições já estão abertas. Oferecido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), o programa conta com oito aulas ministradas pelo Eng. Mecânico, Prof., Dr., Paulo Otto Beyer, do curso de Engenharia Mecânica da UFRGS. A aula inicial ocorre no dia 4 e está marcada para às das 19h. As outras acontecem nos dias 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 e têm duração de 2 horas, das 19 h às 21h.

Os cursos serão ministrados através da plataforma Google Meet e os materiais dos serão enviados por e-mail aos alunos matriculados. Será emitido certificado individual de participação por curso realizado ao participante que obtiver no mínimo 75% frequência.

No programa estão conceitos como: Dias de Projeto e Conforto Térmico, Coeficientes de Transmissão de Calor: Superfícies Opacas. Coeficientes de Convecção. Resistências Internas de Condução, Superfícies Translúcidas, Bibliografia, Sistemas e Carga de Aquecimento Ambiental: Definição. Tipos de Sistemas de Aquecimento. Energia Elétrica, Combustão, Aquecimento Solar. Carga de Aquecimento Ambiental. Perdas por Transmissão, Aquecimento do Ar de Renovação, Bibliografia e Exercícios. Carga de Resfriamento de Ar Condicionado: Introdução. Calores Externos, Forros Ensolarados. Paredes Externas. Janelas, Insolação e Condução. Ar de Renovação. Superfícies Internas. Calores Internos, Pessoas, Lâmpadas e Equipamentos. Moto-ventilador. Total. Programas e Planilhas Computacionais para Cálculo de Cargas Térmicas. Bibliografia e Exercícios.

O público-alvo é formado por engenheiros mecânicos, técnicos, empresas prestadoras de serviços, demais profissionais autônomos e gestores.

As vagas são limitadas e é necessária inscrição antecipada. Associados da ASBRAV e estudantes de graduação têm desconto. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3342 2964, 3342-9467, 98634-2416, 98634-2417 ou pelo e-mail secretaria@asbrav.org.br.