GERALVariações climáticas exigem construções diferenciadas
Pauta foi trazida durante o Congresso Mercofrio
As questões climáticas e as edificações foram abordadas em duas palestras realizadas na tarde de quarta-feira (14/09), no Mercofrio. A palestra de Ana Paula Melo mostrou o impacto dos dados climáticos na simulação de desempenho de edificações.
“É importante ter um entendimento das variáveis climáticas para traduzir um pouco mais no desempenho térmico das edificações. Não podemos, por exemplo replicar algo que é projetado no Macapá, da mesma forma no Sul do Brasil”, disse.
Em sua fala, ela lembrou a importância da engenharia trabalhar com foco na sensação de conforto térmico para as pessoas e detalhou conceitos importantes em relação ao tema.
“O desempenho térmico é resultado do clima, tipo de edificação, componentes e modo de uso. A avaliação do desempenho térmico auxilia na determinação da eficiência energética na edificação Já o conforto térmico, segundo a Norma Americana ASHRAE 55, é a condição de mente que expressa satisfação com o ambiente térmico. Ela é relacionada a percepção humana envolvendo variáveis humanas e ambientais”, explicou.
Na sequência, Marcelo Salles Olinger, explicou como os dados climáticos futuros na simulação interferem no desempenho das edificações.