CURSOSEvento em Porto Alegre destaca o papel vital da segurança no trabalho de elaboração de projetos em cozinhas industriais e residenciais
A capacitação profissional desempenha um papel fundamental na elaboração de projetos em cozinhas industriais e residenciais, garantindo a segurança, a eficiência e a funcionalidade desses espaços
A atualização sobre recentes tecnologias, normas e boas práticas relacionadas à ventilação, exaustão, ergonomia, segurança contra incêndios e conforto térmico é não só um diferencial, mas um item de segurança. Foi essa a temática central do evento “A Engenharia e o Engenheiro na Cozinha”, realizado na tarde desta terça-feira (25/07).
A iniciativa teve como objetivo aprimorar projetos técnicos e qualificar profissionais que atuam nessa área incluindo engenheiros mecânicos, civis, de segurança do trabalho, de produção e arquitetos, que tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e atualizar-se sobre as melhores práticas para cozinhas industriais. O evento ocorreu das 13h30 às 18h30, no Auditório Mútua - RS, em Porto Alegre (RS).
A programação contou com especialistas discorrendo sobre temas como sistemas de ventilação e exaustão, segurança com ações de combate a incêndios, temperaturas para conforto térmico e produtividade, além de abordar questões de ergonomia.
A programação teve início com a palestra presencial do Engenheiro Mecânico Ricardo Albert, da Albert Engenharia. Em seguida, foi a vez do Engenheiro Mecânico Roberto Montemor, da Fundament-AR, ministrar sua palestra de forma online. O Engenheiro Mecânico Eduardo Bertomeu, da Sicflux, apresentou sua palestra online, trazendo conhecimentos e novidades sobre o assunto.
A programação retornou com a palestra do Engenheiro Civil e Especialista em Segurança do Trabalho, Engenheiro Luiz Francisco P. Lopes, presidente da ARES - Associação Sul Rio-Grandense de Engenharia de Segurança. Em sua fala, ele destacou a importância da habilitação profissional junto aos órgãos competentes para a execução das atividades, além de esclarecer uma diferença relevante.
"Existe uma diferença entre o profissional Habilitado e o profissional Legalmente Habilitado. O qualificado tem um registro aprovado no Conselho de Classe. Já o que está legalmente habilitado é o profissional que efetua uma atividade que tem ligação direta com a sua formação acadêmica", explicou.
Na sequência, o Engenheiro Mecânico Marcelo Vale, da Halton Refrin, apresentou sua palestra online, trazendo informações e inovações do setor.
“Se existe o risco de incêndio, em uma grande maioria das edificações, está em boa parte nas cozinhas industriais”, alertou.
Além da segurança, o palestrante lembrou que a capacidade de trabalho e produtividade das pessoas diminui quando a temperatura interna e a umidade são altas. Por isso, a climatização em ambientes internos possibilita manter a temperatura e condições térmicas ideais durante o ano todo.
Em seguida, houve a palestra presencial do Engenheiro Mecânico Mario Henrique Canale, que compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre manutenção e limpeza de exaustão.
O evento contou com o apoio da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Abemec – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Rio Grande do Sul, PNQAI (Programa Nacional de Qualidade do Ar Interior) e ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak
Arquivo disponível para download