GERALEstudos comprovam e quantificam impacto da qualidade do ar interior na saúde e na produtividade das pessoas
Tema esteve presente na palestra de Gustavo Hoffmann
Um dos temas da atualidade que mais preocupam é a relação entre a qualidade do ar interno, saúde e produtividade dos ocupantes de edifícios. Recentemente, novos estudos liderados pela Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard, em parceria com a Universidade de Nova York e a Universidade de Syracuse e com apoio da Carrier, comprovaram e quantificaram esta relação.
Durante sua palestra, Gustavo Hoffmann apresentou como os estudos foram feitos e as importantes conclusões a serem consideradas no dia a dia dos projetos de HVAC.
Nos edifícios de alta performance certificados verde comparados com edifícios de alta performance não certificados, a qualidade do sono foi 6.4% melhor. A tomada de decisão das pessoas, também foi altamente impactada. 38% apresentaram melhor atividade de foco, 31% melhor em decisões estratégicas, 44% melhor em atividade aplicada e 73% responderam melhor em situações de crise.
"Todos eram prédios de alta performance. A diferença maior não estava só na renovação de ar, mas na luminosidade. A iluminação no local de trabalho importa muito", disse.
O palestrante é Mestrando em Administração (FGV SP), Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS), Técnico em Eletrônica (Fundação Liberato/RS) e especialização em Tratamento de Ar (Programa de Educação Continuada SMACNA/ABRAVA-SP). É membro ASHRAE e profissional credenciado LEED Green Associate. Está há dez anos na Midea Carrier, atualmente como Engenheiro de Aplicação para toda a linha Comercial (AHU, Chiller, Package e VRF), atendendo território Nacional.