GERALDia Interamericano da Qualidade do Ar: conscientização e ação em prol da saúde e do ambiente
Data ressalta a importância da qualidade do ar para a saúde humana e o meio ambiente
No dia 11 de agosto, é celebrado o Dia Interamericano da Qualidade do Ar, uma ocasião que ressalta a importância crucial de manter o ar que respiramos limpo e saudável. A data pretende conscientizar a população sobre a relevância da qualidade do ar para a saúde humana, bem como para a preservação do meio ambiente.
A qualidade do ar desempenha um papel fundamental em nossa saúde diária, influenciando diretamente a qualidade de vida das pessoas. Um dos riscos é a exposição a poluentes atmosféricos, que pode resultar em uma série de problemas respiratórios e cardiovasculares, além de afetar negativamente grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
“Investir em sistemas de ventilação e climatização adequados, com filtros eficientes, é fundamental para remover partículas e poluentes. Monitorar regularmente a qualidade do ar, ajustando os parâmetros conforme necessário, também é vital. A manutenção regular dos sistemas de ar, incluindo limpeza e troca de filtros, é outra medida crucial. Em ambientes industriais, adotar tecnologias de controle de emissões é uma prioridade, além de educar e treinar os ocupantes sobre a importância da ventilação adequada para garantir um ar interior de qualidade e promover a saúde de todos”, afirma o presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale.
Além do impacto direto na saúde, a qualidade do ar também está intrinsecamente ligada à saúde do meio ambiente. Emissões poluentes provenientes de atividades industriais, veículos e outras fontes contribuem para a deterioração da qualidade do ar e para problemas ambientais, como a formação de chuva ácida e o aquecimento global.
“Neste Dia Interamericano da Qualidade do Ar, é fundamental que cada um de nós reflita sobre nossos hábitos e ações que possam contribuir para a melhoria do ar que respiramos. Pequenas atitudes cotidianas, como optar pelo transporte público, reduzir o uso de produtos poluentes e economizar energia, podem fazer uma grande diferença na qualidade do ar e no futuro de nosso planeta”, acrescenta a diretora da ASBRAV, Maria Inez da Luz Gomes.
A celebração desta data também é uma oportunidade para cobrar medidas governamentais e políticas que visem a redução das emissões poluentes e a promoção de fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak
Arquivo disponível para download