ASBRAV ORIENTAASBRAV orienta sobre a elaboração de projetos de climatização em escolas para garantir ambientes saudáveis e confortáveis
Todo ambiente interno precisa ter renovação de ar, o que não só protege mas melhor a capacidade cognitiva e de concentração dos alunos
A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) reforça a importância de cuidados essenciais na elaboração de projetos de climatização em escolas, visando proporcionar ambientes seguros, saudáveis e confortáveis para estudantes e profissionais da educação. O presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale, destaca a necessidade de atenção a diversos aspectos na instalação de sistemas de climatização em ambientes escolares.
"É fundamental considerar o correto dimensionamento do ar condicionado para atender não apenas a temperatura, mas com a saúde dos ocupantes do ambiente. Quanto melhor for a qualidade do ar interior, com renovação do ar e filtragem, melhor será o aprendizado. Então é preciso um bom projeto na sua execução e manutenção", afirma Canale.
Para as escolas antigas, a modernização dos sistemas de climatização também é possível. É necessário avaliar as características da estrutura e das instalações existentes, buscando soluções que se adequem às necessidades específicas de cada ambiente. É fundamental considerar a substituição ou adequação dos equipamentos de climatização e a renovação dos sistemas elétricos, sempre levando em conta as normas técnicas e os padrões de eficiência energética.
Outro ponto de destaque é a qualidade do ar interior nas salas de aula. A ASBRAV ressalta a importância da renovação de ar adequada, proporcionando uma ventilação eficiente para a dissipação de poluentes e a manutenção de um ambiente saudável.
“Muitas escolas possuem equipamentos unitários do tipo split e algumas ainda no que se chama de ar condicionado de janela. Para adequação conforme as normativas atuais, é possível sim manter o split, mas com uma avaliação feita a partir do trabalho de um projetista de ar condicionado. Coloca-se uma renovação de ar com filtragem que vai trazer o ar puro da rua o jogando para dentro da sala com o intuito de diminuir os contaminantes internos. O ideal é consultar um projetista para verificar qual a melhor configuração de acordo com sua instalação”, completou Canale.
A ASBRAV reforça o compromisso em disseminar boas práticas e conhecimentos técnicos para o setor de climatização. A entidade oferece cursos, treinamentos e suporte técnico para profissionais da área, buscando promover a excelência e a segurança nos projetos de climatização em escolas e demais ambientes. Outros detalhes dos cursos oferecidos na área podem ser conferidos no site da entidade www.asbrav.org.br
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak
Arquivo disponível para download