Eventos acontecerão em Manaus e Fortaleza e tratarão da substituição dos fluidos refrigerantes HCFCs, além das determinações do Protocolo de Montreal

A DuPont Fluidos Refrigerantes promove no Norte e Nordeste, nas cidades de Manaus (AM) e Fortaleza (CE), nos dias 7 e 20 de outubro, respectivamente, a palestra técnica Tecnologias para substituição de HCFCs, Protocolo de Montreal e Segurança. Os encontros acontecem às 19h e as inscrições podem ser efetuadas pelo site www.fluidosrefrigerantes.com.br.
Segundo a DuPont, o objetivo dos eventos é difundir a profissionais e empresas dos mercados de refrigeração e condicionamento de ar as tendências para o segmento de fluidos refrigerantes. Como é de conhecimento de mercado, os fluidos refrigerantes HCFCs, dentre eles o R-22, por exemplo, são regulados pelo Protocolo de Montreal, que determina a redução gradual de compostos que degradam a camada de Ozônio.
“A boa notícia é que o mercado está preparado para substituir os HCFCs, com soluções aplicáveis a cada tipo de equipamento ou sistema”, assinala Renato Cesquini, gerente de negócios da DuPont Fluorquímicos Brasil. “Por meio de um procedimento simples e prático, que chamamos de Retrofit, é possível, inclusive, que equipamentos originalmente projetados para funcionar com fluidos refrigerantes HCFCs sejam mantidos em operação com a troca desses fluidos pelos HFCs”, conclui o executivo.
As palestras técnicas da DuPont Refrigerantes também focalizam os riscos atrelados à utilização de fluidos refrigerantes sem garantia de origem, prática que resulta em riscos à segurança de profissionais e empresas, e que também compromete o funcionamento dos sistemas de refrigeração e condicionamento de ar.
“Fluidos refrigerantes adulterados, impróprios para aplicações em sistemas de refrigeração e condicionamento de ar, têm sido responsáveis por acidentes com vítimas fatais dentro e fora do Brasil”, resume Cesquini.
– Manaus (AM): Dia 07 de outubro, às 19h, no SENAI Manaus
(Av. Rodrigo Otavio, 2394 – Distrito Industrial).
– Fortaleza (CE): Dia 20 de outubro, às 19h, no Comfort Hotel
Fortaleza (R. Frei Mansueto, 160 – Meireles).