Tema esteve presente no I Seminário ASHRAE – Porto Alegre Student Branch que contou com participação da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação

Novos conceitos e processos construtivos que tornam as habitações e edificações mais amigas do meio ambiente. Estes foram alguns dos temas centrais do evento inédito que reuniu estudantes das áreas de arquitetura e engenharia. As atividades foram realizadas na quarta-feira (20/03) e quinta-feira (21/03), no auditório do Prédio 32 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A grade foi dividida em duas grandes áreas: sustentabilidade e refrigeração.

A programação iniciou-se com palestra sobre soluções passivas para edificações e apresentação do Energyplus, uma ferramenta desenvolvida para simulação em edificações. Outro tema constante no setor é a acústica que foi pauta da palestra no turno da tarde de quarta-feira (20/03). Na sequência foram exibidos exemplos de aplicações de Fluidodinâmica Computacional (CFD) na indústria de HVAC.

O segundo dia de debates começou com a palestra de unidades internas e equipamentos do tipo DX System. Após, foram discutidas instalações em câmaras frias, novas tecnologias em produtos fluorados de baixo impacto ambiental e uso de automação em HVAC.

O 1o vice-presidente da ASBRAV, Fernando Pozza, destacou uma nova abordagem para o mercado usando o conceito de desacoplamento de cargas sensíveis. O presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, falou para os jovens sobre a importância do trabalho exercido pela associação.

– Nosso principal objetivo é dar suporte a vocês, profissionais desta área tão importante para o Brasil. Estamos avançando, cada vez mais, e colhendo os resultado de conquistas como, por exemplo, o avanço do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, que obtivemos no ano passado e foi fundamental para o setor e para a sociedade – disse.

A ASHRAE é a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado e conta com mais de 56 mil membros em 132 países.