Evento em Porto Alegre provocou a reflexão de empresários e gestores para encontrarem a simplicidade em um mundo feito de complexidade

As exigências da vida moderna consomem tempo, dinheiro e energia, mas não necessariamente esse precisa ser o caminho. Simplificar é o desafio ensinado pelo mestre em administração de empresas e consultor Jerônimo Lima, que apresentou o assunto em palestra na sede da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) na noite de segunda-feira (13/10).
A apresentação, intitulada “Simplicidade na era da Complexidade” convidou os participantes a fazerem uma reflexão sobre a maneira como as pessoas encaram situações pessoais e profissionais.
– Vivemos em um mundo muito conectado e nem sempre, conseguimos fazer isso de modo simples. No âmbito da administração é possível simplificar alguns conceitos como a definição de competências. Alguns autores dizem que é necessário ter 32 competências para ser um bom gestor. É impossível. Seria como abrir a camisa e ver o uniforme do Super Homem – exemplificou.
O esforço da simplificação pode trazer bons resultados práticos. Um dos conceitos mais importantes atualmente é a importância da gestão do tempo e nesse aspecto a simplicidade também assume um papel importante.
– Se a gente simplifica fazemos menos coisas e gastamos menos tempo. Quanto mais coisas pegamos, menos conseguimos realizar. Se conseguirmos reduzir, faremos mais coisas bem feitas – completou Jerônimo.