Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) recebeu representantes da ASBRAV para conhecer detalhes da legislação que implantou a obrigatoriedade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)

A visita faz parte de um esforço da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação que representa empresas do setor de HVAC&R para tornar mais clara a importância da implantação de medidas que assegurem a qualidade do ar, nos ambientes fechados. O assunto ganhou relevância desde o ano passado com a aprovação da Lei Federal 13.589 que estabeleceu a obrigatoriedade do PMOC, porém há ainda negociação para a regulamentação do tema.

O presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, destacou que a medida é acima de tudo importante para promoção da saúde, uma vez que ambientes sem a devida renovação de ar e manutenção dos equipamentos, acabam repercutindo em aumento dos casos de doenças respiratórias.

O encontro teve a participação, também, do diretor da ASBRAV e representante do Sindratar-RS, Sérgio Helfensteller; da assessora de comunicação da ASBRAV, Cristiane Paim; do gerente executivo da AGAS, Francisco Schmidt e da assessora jurídica da AGAS, Edina Fassini.

A iniciativa da ASBRAV tem o propósito de aumentar o conhecimento nos diversos setores da sociedade da importância do estabelecimento de medidas preventivas que ajudam a melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Além da AGAS, já foram visitadas entidades como o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (SINDUSCON-RS) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). Estão previstas ainda visita a outras entidades.