Mercofrio – 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação ocorreu de 25 a 27 de agosto na FIERGS e contou com a presença de mais de 400 profissionais

Consagrado como um dos maiores eventos voltado à qualificação profissional do setor refrigerista no Brasil, o Mercofrio – 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação encerrou nesta quarta-feira (27.08). Após três dias de palestras, minicursos e aulas, a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) já pensa na próxima edição do evento, que deverá ocorrer em 2016.
– Essa edição do Mercofrio foi um sucesso e a ASBRAV está muito contente com os resultados. As palestras técnicas contemplaram todos os interesses dos profissionais presentes. Notamos que o evento só cresce com o passar dos anos e nós já pensamos na edição de 2016. O setor refrigerista já entendeu a importância de ampliar os conhecimentos da área e como a atualização é necessária para conquistar a qualidade contínua de trabalho – ressaltou o presidente da ASBRAV, Luís Afonso Dias.
A segurança da população esteve presente em palestras de quarta-feira, terceiro dia do Mercofrio. Carlos Cotta Rodrigues falou sobre o controle de fumaça. De acordo com o profissional, em casos de incêndio, as pessoas não morrem devido ao fogo, mas em função da fumaça.
– Nossa ideia é implantar esse conhecimento sobre cuidados adequados com a fumaça, pois os órgãos públicos não estão acostumados a utilizar as normas técnicas para controle de fumaça. Assim, sem entender, não é possível escrever uma legislação que seja responsável e eficiente. O controle de fumaça é essencial para evitar tragédias como àquela ocorrida na boate de Santa Maria – relatou Carlos Cotta Rodrigues.
As fontes alternativas para sistemas de climatização geotérmicos foram os assuntos debatidos por Luciano Marcato durante o terceiro dia de Mercofrio.
– Mostrei aos presentes como podem ser usadas fontes alternativas de energia em sistemas geotérmicos, como não depender tanto de energia elétrica e como é possível ter aquecimento em locais com pouca iluminação através de aquecimento da terra – afirmou.
A palestra de Domenico Cappuli tratou da Norma Regulamentadora 14518. De acordo com o profissional, a intenção é universalizar os trabalhos desenvolvidos na revisão da NR, que gera parâmetros de diretrizes para cozinhas profissionais.
– Queremos uma revisão integral do documento, que é de 2000. Em 14 anos, percebeu-se grande volume de informações novas. Isso permite que tenhamos grande massa de informação a manipular – disse.
Matt Chmielewski palestrou sobre as mudanças no sistema LEED v4. Rafael Buratto falou sobre as soluções para instalações hidráulicas em sistemas de climatização. Já Ricardo Suppion demonstrou como garantir os melhores resultados nos sistemas hidrônicos. As novas tecnologias para o isolamento térmico de tubulações e dutos foi assunto de palestra de Antônio Luís de Campos
Mariani.
A 9ª edição do Mercofrio ocorreu de 25 a 27 de agosto na FIERGS e contou com a presença de mais de 400 profissionais do setor refrigerista. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.asbrav.org.br.