Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) orienta empresários a ficarem atentos com o procedimento considerado indispensável

O sistema de cores estabelecidos no Rio Grande do Sul para autorização ou proibição de atividades em estabelecimentos comerciais ou industriais, colocou uma nova realidade para muitas empresas e organizações. A prevenção a propagação da COVID-19 fez com que alguns estivessem já intercalando abertura e fechamento enquanto outros permanecem por longos períodos fechados. Diante desse cenário, o alerta da ASBRAV é para que todos fiquem sempre atentos aos devidos cuidados com os sistemas de climatização.

“Para dar um exemplo de um problema que pode ser muito comum, basta pensarmos em escritórios ou edifícios comerciais que tenham ficado por muito tempo fechados. Ficando parado o equipamento pode ter água parada no seu interior, o que gera a proliferação de bactérias e fungos. Ao ser ligado, esse ar é jogado no ambiente causando risco de uma série de doenças respiratórias”, explica o diretor da Qualidade do Ar da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Mário Henrique Canale.

A primeira recomendação para quem se organiza para uma retomada é limpar os equipamentos. Além disso, o profissional alerta para a importância de haver uma adequada renovação do ar. É fundamental observar que equipamentos do tipo Split, não promovem essa renovação por conta própria sendo necessária instalação de equipamentos específicos para isso, facilmente encontrados no mercado.
#imprensa #asbrav