Iniciativa integra curso da ASBRAV-Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.

O tema foi apresentado pelos palestrantes Eng. Bruno Bonaldi e Eng. Sérgio Moraes da EVAPCO, na noite de quarta-feira (11/08). A iniciativa integra a programação o curso “Sistemas de Água Gelada” promovido pela ASBRAV. Em sua apresentação, Bruno Bonaldi, apresentou detalhes do funcionamento das torres de resfriamento que podem ser classificadas como abertas ou fechadas, possuindo características distintas.

“A torre de sistema fechada é mais cara, porém o custo de manutenção a médio prazo é muito menor”, explicou.

O especialista comparou ainda os dois tipos de ventiladores usados no sistema. O Centrífugo que tem pressão estática externa disponível, menor nível sonoro e fácil manutenção. Já o Axial tem o diferencial de baixo consumo de energia e nível sonoro standard ou silencioso.

A coordenação do curso é do engenheiro mecânico, Anderson Rodrigues e do engenheiro mecânico, Vanderlei Orsatto sendo direcionada a profissionais que atuam nos diversos segmentos da indústria, empresas de projetos, instalação, manutenção e assistência técnica, além de empresas que possuem centrais térmicas ou equipamentos que utilizam água gelada no processo de refrigeração.

As aulas teóricas estão sendo realizadas de forma presencial na ASBRAV. No dia 28 de julho, foi feita apresentação do Engenheiro Antonio Borsatti da Armacell que falou de isolamentos térmicos de alto desempenho.

Mais informações sobre os cursos da ASBRAV podem ser obtidas no e-mail secretaria@asbrav.org.br ou através dos telefones (51) 3342-2964 | 3342-9467 | 98634-2416 (Somente WhatsApp) | 98634-2417 (Celular e WhatsApp).