Evento contou com participação de empresários e instaladores
A tecnologia em fluidos refrigerantes do tipo HFOs, considerada a solução para substituição dos fluidos atuais, foi destaque em palestra realizada na sede da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. A iniciativa foi promovida em parceria com a Chemours na noite de quinta-feira (24/08).

– São tecnologias mais sustentáveis e entendemos que esse é o futuro da refrigeração, por atender a exigência globais de redução de utilização de produtos que provocam o efeito estufa. Estamos investindo muito nessa tecnologia e apostamos que é um caminho sem volta – afirmou o líder de vendas OEM Brasil, Carlos Ribeiro.

O GWC é o indicador de aquecimento global e os fluidos do tipo HFOs têm menor efeito de degradação. O processo de substituição deverá ser gradual abrangendo a refrigeração industrial, comercial e residencial. A expectativa é que a legislação seja um grande impulsionador desse processo, ou seja, a partir do momento em que o governo obrigar os setores a fazerem a transição a mudança acontecerá de forma mais impactante.

Outro debate importante é o ganho em eficiência energética a partir do uso da tecnologia. A estimativa é que o produto consiga, dependendo da instalação, chegar a uma economia de aproximadamente 10%.