Notas e Lançamentos

A Danfoss está atualizando a gama de produtos de suas válvulas de controle e balanceamento independentes de pressão AB-QM para sistemas de aquecimento e de refrigeração. As novas válvulas Danfoss AB-QM 4.0 são projetadas nos tamanhos de DN15 a 32 e adicionam novos recursos e especificações aprimoradas às capacidades comprovadas da conhecida série AB-QM. A autoridade exclusiva da válvula 100%, alcançada por um controlador de pressão diferencial embutido, permanece inalterada. Isso garante o desempenho preciso do controle das válvulas. Várias mudanças e melhorias significativas foram implementadas, tornando-a uma válvula totalmente nova, em vez de uma atualização.

O mais notável é o redesenho da construção interna. Ao usar o material inovador de polímero PPSU, a resistência da válvula à incrustação e ao entupimento foi consideravelmente melhorada em comparação com qualquer outra válvula de controle HVAC. Testes intensivos comprovam a estabilidade contínua das características do fluxo e o desempenho preciso do controle, mesmo após anos de uso. A classe de pressão foi aumentada de PN16 para PN25, enquanto a mínina pressão diferencial necessária continua sendo de apenas 16 kPa.

A vazão ajustável das válvulas AB-QM 4.0 foi significativamente aumentada, por exemplo, no máximo de 450 a 600 l/h com DN15, permitindo que maiores capacidades da unidade terminal sejam controladas por válvulas de menor dimensão. O ajuste de vazão mínima foi reduzido dos 20% anteriores para apenas 10%. Como alternativa, as válvulas também estão disponíveis nas versões de alto ou baixo fluxo – como o DN15 HF com capacidade ajustável de 120 a 1200 l/h ou o DN15 LF com capacidade ajustável de 20 a 200 l/h.

Todas as válvulas AB-QM 4.0 estão disponíveis com roscas internas ou externas e com ou sem plugues de teste. E eles apresentam uma escala de pré-ajuste que permanece visível de várias direções, mesmo com um atuador montado na válvula.

Todas as válvulas são destinadas ao uso com atuadores convencionais (on-off ou moduladores) e com o atuador digital de alta precisão Danfoss NovoCon® S, que pode ser integrado ao Building Management Systems (BMS) via comunicação de barramento BACnet ou Modbus. Em particular, isso significa que as válvulas AB-QM 4.0 permitem conceitos inteligentes de construção em edifícios comerciais, como hotéis ou complexos de escritórios.

A Danfoss está projetando o HVAC 4.0 para edifícios inteligentes. A combinação dos atuadores AB-QM 4.0 e NovoCon® S é um bom exemplo de digitalização em HVAC. A combinação não apenas estabelece balanceamento e controle dinâmicos, hidrônicos e de alta precisão. Os atuadores digitais fornecem à BMS dados de HVAC em tempo real para ativar o Gerenciamento Ativo de Energia (AEM).

O controle digital de válvulas via fieldbus também oferece vantagens em comissionamento remoto, ajuste de fluxo e descarga. O registro contínuo de todos os dados do sistema permite manutenção preditiva e alocação de energia. E as mensagens de alarme geradas automaticamente apoiam solução rápida e precisa de problemas. O HVAC 4.0 otimiza continuamente a eficiência energética e o conforto dos edifícios, usando produtos e serviços inteligentes e conectados.

Redação: Assessoria de Imprensa Danfoss

Edição: Marcelo Matusiak