Notas e Lançamentos

No cenário atual, em que a segurança contra a contaminação por meio do ar tem se tornado uma prioridade, é de extrema importância a garantia do bom funcionamento do Sistema de Ar Condicionado, que além da climatização deve certificar a segurança, tal qual estabelecida pela Norma Brasileira 7256. A NBR 7256, que rege o tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde, trata da necessidade de garantir a correta circulação do ar, buscando três aspectos:

Evitar a contaminação de ambientes pelo ar;

Evitar a proliferação de microrganismos;

Garantir a pureza do ar.

Para isso são usados os conceitos de pressão de ar positiva e negativa. Em salas de pressão positiva injeta-se ar limpo com pressão controlada, neste caso, no momento de abertura de portas, o fluxo de ar será de dentro para fora, não permitindo a entrada de ar contaminado. Já no caso da pressão de ar negativa, retira-se o ar de forma que o ar externo entre, e não saia, contendo o ar contaminado dentro da sala.

Conforme indica a norma NBR 7256, os diversos ambientes que contém níveis de risco devem possuir, em cada sala, um indicador de pressão de fácil leitura (bem como os dispositivos de leitura de pressão e umidade). Para este controle, a AERIS Tecnologia conta em seu catálogo com Transmissor de Baixa Pressão da Linha R2, o qual garante, por meio da regulagem tanto da pressão positiva quanto da negativa, que os fatores de segurança estabelecidos pela Norma NBR 7256 sejam cumpridos com excelência, visando a segurança e a eficiência do sistema.

Redação: Assessoria de Comunicação AERIS Tecnologia