Lições de publicidade e marketing marcaram a ação realizada pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV)

Novas formas de pensar e novas formas de vender foram apresentadas em uma instigante apresentação na noite desta quarta-feira (19/11), em Porto Alegre. O tema foi apresentado pelo palestrante motivacional, Ricardo Lemos, que tem formação em marketing, vendas, comunicação, varejo, merchandising, negociação e atendimento ao cliente. O palestrante que atua com vendas e serviços desde 1994 explicou o que pode acontecer quando uma venda não é bem feita e por que nem sempre são atingidos os objetivos esperados.
– A identificação da realidade e capacidade do profissional se adaptar é importante. Uma das estratégias é essa transformação ao invés de lutar contra algo. Tem gente que não gosta de cliente indeciso, ou ficam chateados com quem reclama do preço, mas o importante é não gastar energia lutando contra e sim, saber se adaptar – disse.
Um dos segredos mais importantes, na atualidade, é saber lidar com aquele comprador que reclama do preço. A maioria das pesquisas mostram que esse é um fator predominante na tomada de decisão do consumidor e que exige um cuidado especial por parte do vendedor.
– Quando o consumidor não conhece muito o produto, só fala no preço. Quando um profissional de vendas está bem capacitado a vender aquele item, ele vai tirar esse foco e falar dos benefícios que o produto ou serviço proporcionam. Muitas vezes o culpado é o próprio vendedor e reclamar do preço, pode ser só um comentário sem necessariamente se tratar de uma constatação – completou.
A atividade foi voltada para gestores, líderes e empresários do setor. Ao final, os participantes receberam um livro “O Vendedor Inteligente” de autoria do palestrante. A obra esteve já no ranking das 10 mais lidas da Revista Veja no país.