Entenda melhor as funções do controle remoto do ar condicionado

Dicas para tornar mais eficiente uso do equipamento

As funcionalidades parecem simples, mas é comum as pessoas terem dúvidas ou discordarem sobre determinadas teclas existentes no controle remoto do ar condicionado. Afinal, para que serve cada um dos modos e quando eles devem ser usados?

Segundo o diretor da ASBRAV, Fernando Pozza, o ideal é ajustar o termostato pela faixa de temperatura de conforto: Verão, sistema em resfriamento (de 22 a 26,0 °C)* e Inverno, sistema em aquecimento (de 21,0 a 24,0 °C)*.

“A temperatura de conforto depende do sexo, vestimentas e da atividade física, estes valores de referência considera que a pessoa esteja usando roupa típica da estação, esteja em atividade leve, umidade relativa do ar em equilíbrio, entre outros fatores”, explica

Modos de operação:

Modo Refrigeração: é o modo utilizado para retirar calor do ambiente, de forma a reduzir a temperatura do ambiente até a de conforto e posteriormente mantê-la. Esse modo é geralmente utilizado no verão, na época quente do ano.

Modo Aquecimento: é o modo utilizado para inserir calor no ambiente, de forma a aumentar a temperatura do ambiente até a de conforto e posteriormente mantê-la. Esse modo é geralmente utilizado no inverno, na época fria do ano. E tem como consequência ao processo de aquecimento a redução da umidade relativa do ambiente.

Modo Ventilação: utilizado geralmente na meia estação ou quando a temperatura externa estiver amena, como forma de circular e filtrar o ar e proporcionar o conforto térmico através da velocidade com que o ar passa pelo usuário.

Modo Dormir: é uma função que reduz a velocidade do ventilador da unidade interna, de forma a reduzir o nível de ruído e a velocidade do ar sobre o usuário no momento que se reduz a taxa metabólica ao dormir.

Modo desumidificação: é um modo utilizado para reduzir a umidade absoluta no ambiente nos dias de alta umidade ou que está abafado. Esse modo não controla ou mantem a temperatura do ambiente, portanto é utilizado por um período pequeno de tempo e posteriormente se altera para o modo desejado, que pode ser aquecimento ou resfriamento.

Recomendações de uso:

– Manutenção conforme recomendação técnica;

– Teste as diferentes velocidades do jato de ar até encontrar a de sua preferência.

– Procure ligar o equipamento com antecedência de alguns minutos para que o ambiente já tenha atingido a temperatura desejada quando for utilizado.

– Em caso de viagem desligue a chave geral do ambiente para evitar oscilações bruscas de energia na retomada, além disso, alguns Splits ligam automaticamente após a retomada de uma queda de energia.

– Observe sempre as recomendações do fabricante que estão no manual do proprietário, assim você otimiza a vida útil do seu equipamento e ajuda a respeitar o meio ambiente.

ATENÇÃO: Durante a utilização do equipamento (ciclo reverso) no ciclo de aquecimento, em dias muito frios, o sistema pode entrar no modo de descongelamento, desligando momentaneamente o compressor; isso pode levar o consumidor a entender que o condicionador de ar apresentou defeito. Basta aguardar alguns minutos até que volte a operar no modo aquecimento. Caso o equipamento não volte a operar normalmente contate a assistência técnica.

A ASBRAV elaborou guias de climatização que são voltados a consumidores em geral e a profissionais do segmento. O material pode ser acessado no site da https://asbrav.org.br/guia-2019/ e https://asbrav.org.br/guia-2018/