Eventos tratam da substituição dos fluidos refrigerantes HCFCs, além das determinações do Protocolo de Montreal. Fluidos adulterados e questões relacionadas à segurança dos prestadores de serviços de refrigeração e condicionamento de ar também serão assuntos enfatizados nos encontros.

São Paulo (SP) – A DuPont Fluidos Refrigerantes realiza durante o mês de agosto três palestras gratuitas com o tema “Tecnologias para Substituição de HCFCs, Protocolo de Montreal e a Segurança”. Os encontros acontecem no dia 18, em Araraquara (SP) e Salvador (BA), e no dia 19, em Recife, a partir das 19h. Confira quadro abaixo com local e endereço de cada evento. As palestras serão conduzidas por especialistas da DuPont, maior fabricante global de fluidos refrigerantes.
Os eventos fazem parte do programa de palestras técnicas sobre fluidos refrigerantes, promovido pela DuPont em diversas cidades brasileiras, com o objetivo de realizar uma ampla abordagem sobre a nova dinâmica de utilização desses produtos no Brasil, com ênfase principal na substituição dos fluidos HCFCs, regulados pelo Protocolo de Montreal desde a década de 1980.
Celebrado à época por mais de 150 países, o Protocolo de Montreal estabeleceu metas para a eliminação dos CFCs – clorofluorcarbonos – e HCFCs – hidroclorofluorcarbonos (base de diversos produtos, inclusive de algumas linhas de fluidos refrigerantes), após a descoberta do potencial de degradação da camada de ozônio que essas substâncias possuem.
Os fluidos refrigerantes são produtos químicos responsáveis pelas trocas térmicas nos sistemas de climatização e refrigeração, conferindo a propriedade de frio ou calor a esses equipamentos. Uma das questões mais importantes no cenário atual do setor de refrigeração no Brasil é a substituição desses fluidos refrigerantes HCFCs – como é o caso do R-22, por exemplo, um dos fluidos mais utilizados no mercado.
As palestras da DuPont irão abordar a questão do Protocolo de Montreal, apresentar os fluidos refrigerantes alternativos aos HCFCs, que estão disponíveis atualmente no mercado, e explicar aos participantes o passo a passo de uma operação de substituição desses produtos, procedimento conhecido como Retrofit.
Segundo a DuPont, os encontros também objetivam difundir a profissionais, empresas e estudantes dos mercados de refrigeração e condicionamento de ar os riscos atrelados à utilização de fluidos refrigerantes sem garantia de origem, prática que resulta em riscos à segurança de profissionais e empresas, e que compromete o funcionamento dos sistemas de refrigeração e condicionamento de ar.
No Brasil, diferentes fontes do mercado confirmam que a circulação de fluidos refrigerantes de má qualidade tem preocupado mais a cada dia os fabricantes de equipamentos e usuários de sistemas de refrigeração e condicionamento de ar. E isso tem ocorrido em vários lugares. Dos Estados Unidos à Índia, da Austrália à China, da Sérvia ao Vietnã, do Brasil ao Canadá há dezenas de casos de acidentes, fraudes e apreensões associados a produtos do gênero. Nas apresentações, os participantes poderão saber dicas e recomendações de especialistas para evitar a compra e a utilização de fluidos refrigerantes adulterados.
A palestra é gratuita e para participar, basta confirmar presença através do telefone 0800 17 17 15 ou no sitewww.fluidosrefrigerantes.com.br – vagas limitadas.
Serviço
Araraquara
Data: 18 de Agosto de 2014
Horário: 19h
Local: SENAI Araraquara (Rua Hugo Negrini, 60 – Bairro Quitandinha)
Salvador
Data: 18 de Agosto de 2014
Horário: 19h
Local: SENAI CIMATEC – Auditório do Prédio 2 (Av Orlando Gomes, 1845 – Piatã – Salvador/BA)
Recife
Data: 19 de Agosto de 2014
Horário: 19h
Local: Auditório SENAI Santo Amaro (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 53 – Santo Amaro)