O material apresenta dicas de segurança para armazenagem e manuseio de fluidos refrigerantes, e comenta dos riscos de submeter fluidos refrigerantes à luz solar e utilizar mantas térmicas nas operações de carga desses produtos

São Paulo (SP) – A DuPont Fluidos Refrigerantes divulgou este mês no Youtube novo vídeo da série Dicas do Dr. Retrofit. No episódio, técnicos e profissionais do setor de refrigeração e climatização podem conferir dicas de segurança sobre armazenagem e manuseio de fluidos refrigerantes, com ênfase nos riscos associados à exposição desses produtos à luz solar e ao emprego de mantas térmicas nas operações de carga.
Terceiro vídeo da série desenvolvida pela DuPont, o conteúdo, transmitido de maneira didática, com uso de animações ilustrativas, alerta para as possíveis consequências do armazenamento de fluidos refrigerantes em locais nos quais a temperatura ultrapasse os 52ºC. Nessas condições, explica o Dr. Retrofit, “as moléculas do produto vibram mais, aumentando assim a pressão interna. Com essa grande pressão, pode ocorrer o rompimento da válvula de segurança e uma eventual explosão da embalagem”.
De acordo com o vídeo da DuPont, risco idêntico ocorre quando se usam mantas térmicas na recarga de fluidos refrigerantes. “É comum se pensar que o uso de mantas envolvendo a embalagem do produto ajuda na liberação mais rápida do gás, quando, na verdade, esse procedimento é similar ao ato de submeter fluidos refrigerantes a altas temperaturas”, acrescenta o Dr. Retrofit no VT.
A série Dicas do Dr. Retrofit foi criada pela DuPont Refrigerantes com o objetivo de tornar-se um canal referenciado na difusão de informações técnicas sobre fluidos refrigerantes e dicas de segurança para o manuseio desses produtos.
Para conferir o novo vídeo “Boas Práticas de Refrigeração – Fluidos, Luz Solar e Mantas Térmicas”, acesse goo.gl/zzY6nQ.