Escola Técnica Profissional de Curitiba, parceira da ASBRAV, amplia sua área laboratorial e oferta ensino ainda mais qualificado aos profissionais do segmento

287825_618861_asbrav_laboratorio_automacao_etp_curitiba__2_Os cursos para o setor refrigerista do Paraná, promovidos pela Escola Técnica Profissional (ETP), em Curitiba, onde funciona o Escritório Regional da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, ganharam um novo impulso, a partir do incremento da área laboratorial da unidade de ensino.

O diretor da ETP e diretor regional da ASBRAV no Paraná, Alexandre Fernandes Santos, destaca que a expansão laboratorial reforça o conceito do “conhecimento em ação”, possibilitando aos profissionais de HVAC/R do Paraná a busca pelas melhores práticas de manutenção e instalação. Para Alexandre, a parceria com a ASBRAV é fundamental para o desenvolvimento do setor refrigerista paranaense, na medida em que promove a multiplicação de conhecimento do interesse do mercado HVAC/R, com foco nas características locais.

De acordo com Alexandre, a ampliação da estrutura destinada ao ensino nas áreas de refrigeração e ar-condicionado facilita a formação de profissionais com maior capacidade resolutiva e qualificação, deixando-os aptos a encarar um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

– Neste sentido, vemos a ETP como uma instituição que está à frente, na medida em que, além da educação, presta serviços para a comunidade em vários projetos que envolvem parcerias com empresas do setor refrigerista – aponta Alexandre.

A área de laboratórios da Escola Técnica Profissional conta com o Laboratório de Automação, utilizado para aulas que necessitam de softwares e computadores, envolvendo conteúdos de automação e programação, e o Laboratório de Refrigeração, que conta com diversos equipamentos, como manômetros digitais e kits de split inverter, preparados para realizar o balanceamento.

O Laboratório de Câmara Frigorífica foi montado em parceria com a empresa Danfoss Brasil, que forneceu o painel didático que reúne válvula de expansão eletrônica, inversores de frequência e quadro de automação com saída serial.

Os novos laboratórios de rede hidráulica e de dutos foram montados mesclando equipamentos variados, como trocadores de placas, válvulas de balanço e controle, Energy Valve da Belimo, rodas dissecantes Munters e bancada de simulações termo psicrométricas, importada da Inglaterra. Os espaços contam , ainda, com sistema de ventilação HVLS, da Elefant.