#Dicasqualificar

É importante sempre é seguir as recomendações das autoridades sanitárias.
Em relação a sistemas de climatização, a sugestão principal é aumentar ao máximo a renovação do ar interno, com objetivo da redução de contaminantes (vírus SARS-COV-2) que podem estar presentes no ar onde as pessoas estão. Melhorar a eficiência do sistema de filtragem, manter as rotinas de manutenção e limpeza do sistema também devem ser consideradas, seguindo o determinado pelo PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.
Manter a realização das análises da qualidade do ar determinadas pela Resolução 09 da ANVISA em dia. Ter em mente que essas ações podem reduzir o conforto térmico, mas nesse momento a prioridade é a saúde da população. E sempre deve ser feito por um profissional legalmente habilitado, pois irão interferir no rendimento do sistema de climatização.
Importante: se o ambiente de uso público e coletivo não possui renovação de ar, exemplo de muitos locais com mini-split, considerar a urgente instalação da captação de ar externo.
Enquanto não for realizado, o ambiente deve ser restringindo ao uso de pessoal, ou ainda ser usado com equipamento ligado na ventilação, abrindo portas e janelas para melhorar a troca de ar do local.