Instituição também investe na expansão de cursos na região Sul do Brasil
O 10° Congresso do Mercofrio é o foco dos trabalhos da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação para 2016.
– Este evento tem como tradição a multiplicação do conhecimento e é nosso objetivo aperfeiçoá-lo a cada edição, por isso em 2016, o nosso foco será o Mercofrio – comenta a presidente da ASBRAV, Hani Lori Kleber.
Paralelamente, a instituição também investe na expansão de ofertas de seus cursos no Sul do Brasil. Pela primeira vez, três capacitações estarão disponíveis em Curitiba.
– O objetivo, além de levar o nome da instituição para os estados vizinhos, é também ampliar o quadro social da entidade, fazendo com que a ASBRAV se fortaleça no setor refrigerista – afirma a presidente.
Além disso, a ASBRAV participa das reuniões das entidades de HCVA-R, que tem por objetivo ampliar e facilitar a comunicação entre as entidades, fortalecendo o segmento, no que se refere a leis, decretos, normativas, portarias, e muitos outros temas inerentes às atividades econômicas, onde o 2° vice-presidente, Luiz Afonso Dias é o representante da instituição.
– No final de 2015, fechamos uma pauta de assuntos a serem tratados em nossas reuniões. Temos como objetivo, por exemplo, consolidar as estatísticas do setor. Além disso, devemos debater ainda sobre normas que envolvem as atividades do segmento – comenta Luiz Afonso Dias.
Outro compromisso mensal é a reunião sobre normas técnicas, cujo diretor Mário Alexandre Ferreira representa a ASBRAV.
Enquanto 2016 se desenha como mais um ano de muito trabalho e planejamento para a direção da instituição, a gestão quer buscar, ainda, recursos para adquirir uma sede própria.
Mercofrio: troca de conhecimento e debates qualificados
O Congresso irá ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de setembro na Fiergs. Os temas abordados nesta edição são fundamentos; sistemas e equipamentos de ar condicionado, aquecimento e ventilação; aplicações de ar condicionado, aquecimento e ventilação; e, refrigeração.
– O Mercofrio é o principal evento para a nossa entidade, pois além de promover o conhecimento, o Congresso também traz diversos benefícios ao nosso associado – comenta o 1° vice-presidente Eduardo Hugo Müller.
Também faz parte da programação do Congresso a inscrição de artigos científicos. A submissão dos trabalhos inicia no dia 01 de março, encerrando em 08 de maio. Além da programação oficial, há outro aspecto relevante: a troca de conhecimento entre o público, formado por professores, engenheiros, arquitetos, projetistas, consultores técnicos e acadêmicos. Desta forma, o Mercofrio se destaca pelos debates qualificados que agregam para o desenvolvimento do setor.
Educação e Qualificação
O diretor de ensino e treinamento da ASBRAV, Prof. Dr. Paulo Otto Beyer, reforça a tradição da entidade na promoção de cursos de qualificação.
– Não tivemos um semestre sem que fosse realizado um curso. É nosso objetivo qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho, principalmente em tempos de crise – acrescenta Beyer.
Em 2016, a instituição promoverá 11 cursos, sendo que destes, três serão ofertados em Curitiba pela primeira vez. Paralelamente, as qualificações se mantém em Porto Alegre, e trazem novidades para este ano. A parceria, firmada em 2015 com a ONG GBC (Green Building Council), que fomenta a indústria da construção sustentável no Brasil, oferecerá mais três cursos este ano. O primeiro ocorre em abril. “Como se tornar um Leed GA (Green Associate)” oferece um panorama sobre a indústria da construção sustentável no Brasil e prepara o aluno para prestar a prova de Leed GA, cujo certificado é reconhecido internacionalmente. Em maio acontece a segunda capacitação, “Referencial GBC Brasil Casa” e, em junho, o curso ofertado será sobre “Energias renováveis em edifícios sustentáveis”.
A ASBRAV ainda irá dar apoio institucional a vários eventos ao longo do ano. O primeiro deles, Seminários sobre Sistemas de Água Gelada, acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro.