Com apoio da ASBRAV, evento discutiu legislações, estudos, inovações tecnológicas e selecionou sugestões que serão encaminhadas aos órgãos públicos

O Brasil apresenta um trânsito que gera milhares de acidentes e vítimas fatais anualmente: em 2021, 5.381 pessoas perderam a vida em 64.441 acidentes de carro no país. Tendo em vista a importância de ampliar os debates que envolvem o tema, foi realizado nesta quarta-feira, 29/06, no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre, o 1º Seminário de Inspeção Veicular, pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (ABEMEC-RS), Engenharia & Prosa e iATOS.

A atividade teve o apoio da ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação) e trouxe como temas as inovações, desafios e oportunidades para a implantação das inspeções veiculares em veículos automotores, no sentido do cumprimento legal e normativo e do desenvolvimento social.

A ocasião apresentou depoimentos de representantes do CREA-RS, ABEMEC-RS e MUTUA/RS, assim como as palestras “Inspeção veicular na prevenção de acidentes – análises casuísticas”, “Inspeção veicular EPTC”, “Novas tecnologias das carrocerias automotivas”, “Tipos de inspeção veicular”, “Tecnologia aplicada ao setor de vistorias e perícias veiculares” e “Nova ART, Livro de Ordem e o processo DENATRAN/DETRAN para fabricação de reboque”.

O engenheiro mecânico e presidente da ABEMEC-RS, Joel Fischmann, pontuou que embora muitas das apresentações abordassem aspectos técnicos, o debate envolve a sociedade como um todo.

“A diminuição do número de acidentes de trânsito com vítimas fatais no país, que é um dos campeões de mortes no trânsito, deveria ser uma das prioridades nacionais. São aproximadamente 60 mil vítimas por ano, mais do que qualquer guerra que vemos na mídia”, disse.

De acordo com ele, o evento buscou disseminar conhecimentos que incentivem a inovação tecnológica e o intercâmbio de informações entre os diversos órgãos públicos, entidades, universidades e legisladores, a fim de evoluir a compreensão do assunto e estimular um trânsito mais seguro.

Fischmann apontou a relevância de ampliar a conscientização sobre o papel das inovações tecnológicas e manutenções preventivas, fundamentais para a diminuição do número de acidentes e vítimas.

“O Seminário foi um sucesso, pois conseguimos abordar as legislações nas diversas instâncias e analisar estudos que visam novas regras e regulamentações para alcançarmos a universalização das inspeções veiculares. O evento atingiu os objetivos programados, destacando a importância do tema para salvar vidas”, celebrou ele, ressaltando que as diversas sugestões angariadas na oportunidade serão levadas para órgãos públicos e formadores de opinião, no intuito de aprofundar as discussões com a sociedade.