Processo deve estar presente em projetos, construções e retrofit

Reduzir as emissões de carbono nas operações; reduzir a demanda de energia, preservando a qualidade e funcionalidade dos ambientes internos; adotar fontes de energia renovável; reduzir as emissões de carbono durante a construção das edificações; e reduzir o carbono incorporado nos materiais estruturais, do envelope e dos sistemas dos edifícios são as missões mais importantes do ponto de vista ambiental nas áreas de atuação do segmento de HVAC.

Em sua apresentação “Decarbonization, the solution to climate stabilization”, o convidado João Carlos Antoniolli abordou temas atuais associados ao ODP e os escudos do planeta, GWP e o calor, Efeito Estufa, Ciclo do carbono, Descarbonização e seu conceito e finalizando com os três fatores mais relevantes para reduzir os efeitos dos equipamentos de HVAC na pegada de carbono.

“O gás carbônico é um dos gases de efeito estufa, um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida no planeta. Mas quando há CO, em excesso, o efeito estufa é intensificado e a temperatura do planeta se eleva, o que chamamos de aquecimento global. Aqui vale relembrar que existem três formas de liberação de gás carbônico na atmosfera e apenas uma forma de absorção ou reciclagem. A liberação de gás carbônico acontece por meio da respiração celular; decomposição de organismos vivos e combustão”, disse.

Ao final, o palestrante lembrou que é fundamental que os países busquem fontes limpas de energia, como por exemplo, a energia solar, eólica e hidrelétrica.

“É importante que essas fontes sejam renováveis. Os combustíveis fósseis levaram milhares de anos para serem produzidos e não se renovam na mesma velocidade da nossa utilização. Isso significa que essa é uma fonte de energia esgotável”, acrescentou.

Antoniolli é engenheiro Mecânico formado pela Universidade UNISINOS, RS em 1984, tem Pós-graduação – Especialização em Marketing pela UFRGS (1995-1996). · Pós-graduação – Especialização em Finanças para executivos não financeiros – FGV (1997). O convidado atua como gerente de engenharia de aplicação na Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado do Brasil · Atuou na Springer Carrier de (1985-2001). Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (2006-2008). Engenheiro de Aplicação na Trane do Brasil (2008-2013). Coordenador de marketing na Springer Carrier de (2013-2016). É Membro da ASHRAE USA , Chairman do Research Promotion Committee do Chapter Brasil da ASHRAE (2011-2012) · Colaborou organizando de eventos da ASHRAE como apresentação de conferências WebCast; · Secretário nas gestões (2013-2014) e (2015-2106), tesoureiro para a gestão (2016-2017). Atual: Membro do South Brazil Chapter da ASHRAE.