Tema foi apresentado pelo engenheiro mecânico Antonio Luis C. Mariani no Mercofrio 2022

Professor na Poli USP e engenheiro mecânico, Antonio Luis C. Mariani abordou as peculiaridades e os cuidados para que a medição da qualidade do ar nos ambientes internos seja feita da maneira certa e com os instrumentos corretos. O tema abriu a sessão da tarde no segundo dia do Congresso Mercofrio 2022, nesta quarta-feira (14/09), em Porto Alegre.

“É preciso planejar os experimentos e medições considerando o objetivo da operação. Definir os objetivos e quais resultados se deseja alcançar”, explicou. O palestrante reiterou a importância de se compreender e levar a sério o tema da Qualidade do Ar Interior.

Os alertas são especialmente nas medições e nos trabalhos divulgados e considerados “sérios”, mas que acabam recorrendo com informações equivocadas. Ele utilizou como exemplo um vídeo na internet que alega que o uso de máscaras de proteção COVID-19 fazem mal para o ser-humano.

“Esses pontos me preocupam. São coisas equivocadas, que se disseminam. As medições para qualidade do ar interior precisam ser feitas de maneira correta e respeitando as peculiaridades”, sintetizou.