A falta de cuidado nesse item pode acarretar em um ar contaminado no ambiente internos

A preocupação com a qualidade do ar nos ambientes internos é frequente, mas muita gente não se dá conta dos amplos cuidados que são necessários para que isso aconteça. Diferentemente dos splits, que são modelos mais usados em residências e pequenos estabelecimentos, os aparelhos em edificações onde há grande grande circulação de pessoas, contam com dutos nos quais há uma operação não só para climatização, mas também para o processo de renovação do ar.

O alerta da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação é para que os empresários e gestores fiquem sempre atentos a esse cuidado.

“Ácaros, fungos e pó acabam se acumulando no interior dos dutos. Com o próprio sistema de ventilação do equipamento essas partículas acabam indo para o ambiente ocasionando nas pessoas complicações alérgicas. Por isso o trabalho de inspeção e limpeza precisa ser feito rotineiramente”, explica o vice-presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale.

A avaliação, em boa parte das edificações, precisa ser feita no mínimo uma vez por ano. Essa frequência, porém, pode variar sendo importante a avaliação de um técnico profissional.

“A limpeza é feita com a introdução de uma escova giratória no duto que solta os elementos contaminantes e que vão para o sugador com filtragem específica que retém as partículas finas. É indispensável que tenha um responsável técnico por esse serviço”, completa Canale.