O tema desperta interesse e traz muitas dúvidas entre profissionais e empresários

A amônia possui diversos benefícios que foram comprovados ao longo de décadas de aplicações dos sistemas de refrigeração de amônia. Porém o seu uso, provoca muitos questionamentos. A amônia possui melhores propriedades de transferência de calor do que a maioria dos refrigerantes químicos. Portanto, pode-se usar em um equipamento com uma menor área. Assim, a construção da instalação custará menos. Essas propriedades beneficiam a eficiência termodinâmica no sistema e reduzem seus custos de operação.

Uma das preocupações recorrentes é a segurança. O gás carrega consigo uma fama de ser perigoso devido aos acidentes comuns no passado, geralmente, envolvendo frigoríficos que o utilizavam de maneira indevida, falta de dispositivos e procedimentos de segurança.

A apresentação foi de Vanderlei Giareta, vice Presidente do IIAR – Instituto Internacional de Refrigeração com Amônia Capítulo Brasil; Membro Correspondente no Comitê Internacional – IIAR’s; CEO – Giareta Soluções; Membro da ASHRAE, AHIA, ACGIH. Voluntário no PNQAI; Integrante do QUALINDOOR – ABRAVA; Estudos para Soluções em Sistemas de Ventilação Industrial; Pós Graduado em Higiene Ocupacional – PECE/POLI – USP; Técnico em Refrigeração e Climatização – ETP; Técnico de Segurança do Trabalho – UNICID; Gestor Comercial – UNICID; Termografista Certificado – ITC Infrared Thermography Certification – CATI.