Artigo técnico apresentado no Mercofrio 2022
A pandemia da COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020 propôs uma readequação das atividades escolares. Com potencial para contaminação pelo ar, o combate ao coronavírus requer uma série de tomadas de ações visando dificultar sua propagação. As escolas, naturalmente, são locais de aglomerações de estudantes, e devido ao distanciamento social, suas atividades precisam de mudanças e/ou reajustes. No Brasil são usados, quando da climatização de salas de aulas, condicionadores de ar do tipo split-system. Nos referidos equipamentos a promoção da renovação do ar é limitada ou, por vezes, inexistente, fator esse que pode potencializar a disseminação do vírus pelo ar. Esta pesquisa tem a finalidade de indicar, baseado na literatura científica, formas demitigar possíveis proliferações aérea de patógenos SARS-CoV-2 em salas de aulas climatizadas com condicionadores de ar do tipo split-system.
Autores:
Thiago da Silva André – andre.thiago@ifrn.edu.br
Sávio Salomão Batista – salomao.batista@ifrn.edu.br
Vinicius Carvalho Pinto – vinicius.pinto@ifrn.edu.br
Déborah Karoline Santos de Oliveira – karoline.deborah@escolar.ifrn.
Heitor Ribeiro Lira da Silva – heitor.silva@escolar.ifrn.edu.
Maria Vitória de Oliveira Fonseca – o.fonseca@escolar.ifrn.edu.br
Vinicius Mendes de Carvalho – mendes.vinicius@escolar.ifrn.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz,
https://portal.ifrn.edu.br/
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Redação e coordenação: Marcelo Matusiak