Uso de tubulações termoplásticas industriais oferecem vantagens como conexões mais leves, menor perda de carga, menor condutividade térmica e menor tempo para sua instalação

O tema trazido pelo Engenheiro Mecânico e gerente Engenharia de Aplicação da Hidrodema, Eduardo Zoéga Marotti, foi a aplicação de tubulações Termoplásticas Industriais PVC-U e CPVC em sistemas HVAC-R. A palestra apresentou as facilidades e benefícios da aplicação de tubulações desse tipo e as vantagens técnico-comerciais em relação a aplicação de tubulações convencionais como Aço Carbono e o Polipropileno Randonico – PPR.

“São termoplastos que demandam menor quantidade de energia para sua produção. A relação massa x quantidade de energia para sua elaboração já mostra um ganho representativo. Quando se fala em sustentabilidade essa é uma característica que já deve ser considerada”, explicou.

O palestrante trouxe um pouco de sua experiência de mais de trinta anos de experiência atuando nos mais diversos segmentos industriais, com o foco no Suporte Técnico a clientes e Trabalhos de Engenharia de Aplicação, voltados à Conservação de Energia e Adequações de Instalações em sistemas de distribuição de vapor e retorno de condensado, sistemas de ar comprimido, distribuição de fluídos industriais, distribuição de água e água gelada para refrigeração e sistemas HVAC.