Aproximadamente 90% de nosso tempo, passamos em ambiente fechados
O evento realizado ao longo da terça-feira (07/03) trouxe abordagens diversas sob o tema da Qualidade do Ar Interior. A iniciativa contou com apoio e participação da ASBRAV-Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. O objetivo foi levar a comunidade o conhecimento sobre o assunto proporcionando saúde, bem estar e produtividade a todos. A primeira palestra do dia trouxe fundamentos da Qualidade do Ar Interior com apresentação de Edmilson Alves.
“As pessoas não dão importância para o tema. Essa é a verdade e a qualidade do ar deveria ter importância. O grande problema é que as empresas precisam tomar decisões todos os dias e no nosso setor, a maioria das vezes buscam selos de ambiente bom para trabalhar e outras coisas que alegram funcionários. Preferem isso, só que os funcionários estão sendo afastados e produzindo pouco por conta da falta de preocupação com o tema da qualidade do ar interior”, afirmou.
Após, o técnico de aplicação em QAI, Plínio Rafael Vieira, salientou que as inovações que já vinham acontecendo nessa área foram aceleradas diante das necessidades impostas pela pandemia.
O PNQAI foi detalhado na abordagem trazida por Leonardo Cozac, que provocou os participantes a fazerem uma reflexão.
“Nossa casa tem renovação de ar? O ar fica poluído e chega com poeira preta, é bem comum em São Paulo e grandes centros urbanos. Essas partículas vêm da rua. Como se protege? Precisa haver uma renovação do ar, assim como na cozinha tem um exaustor e no banheiro aquele exaustor. No futuro, todas casas terão isso”, salientou.
A palestra QAI Eficiência Energética, produtividade e qualidade de vida com Guido Petinelli trouxe importantes reflexões sobre o assunto.
“Deus não colocou engenheiro para reclamar de problema, mas para resolvê-los. Trabalhamos, hoje, para convencer alguém a fazer uma coisa que é para o bem deles, dentro de uma ótica em que a maioria não quer fazer”, disse.
Na sequência, os participantes acompanharam a apresentação da Daikin, com o engenheiro de aplicação Pedro Zanato. O convidado falou de novas tecnologias para tratamento do ar interior.
Após o intervalo do almoço, houve palestra da Storge Engenharia sobre tendências e novas tecnologias em ar-condicionado. Por fim, foi abordado tema da biossegurança por oxidação com Ricardo Cheren.
O encerramento trouxe experiências práticas de projeto, instalação e manutenção com Marlos J. Cunha e a última palestra foi dedicada ao tema do PMOC, com apresentação de caso em Santa Catarina feito por Osny do Amaral Filho, Ingo e Lucélia.
A iniciativa foi do CEAJ – Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville. As palestras foram apresentadas de forma presencial no Ágora Tech Park, importante HUB de empresas de tecnologia em Joinville, e contou com transmissão pelo canal do Youtube da entidade. A transmissão pode ser conferida no link https://www.youtube.com/
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak