Notas e lançamentos

A Chemours Company, uma empresa química global com posições de liderança no mercado de Tecnologias de Titânio, Soluções Térmicas Especializadas e de Materiais de Desempenho Avançado, estreia uma campanha de conscientização sobre o aquecimento global, tendo como protagonista o fluido refrigerante Opteon™ XP40 (R-449A). A iniciativa tem como objetivo apresentar ao mercado uma solução que gere menos impacto ao meio ambiente.

A partir de 2024, o Brasil, com base no Protocolo de Montreal, deverá limitar o consumo de substâncias a base de Hidrofluorcarbonos, composto químico presente em fluidos refrigerantes, como R-404A e R-507, que são usados principalmente no setor de frio alimentar, em supermercados. Essas opções de fluidos refrigerantes desenvolvidas a partir do hidrofluorcarbonos possuem potencial de aquecimento global considerados altos e, por esse motivo, entrou no cronograma de redução.

A alternativa que causa menor impacto ambiental são os fluidos a base de hidrofluorolefinas, que se destacam como uma opção de transição sustentável para o setor. Dessa forma, a Chemours apresenta o Opteon™ XP40 (R-449A) como uma possibilidade que traz um melhor equilíbrio de propriedades ambientais, termodinâmicas e de custo para substituir o R-404A, R-507 e R-22 em sistemas de refrigeração comercial e industrial de baixa e média temperatura.

O Opteon™ XP40 é um fluido refrigerante que permite a redução de 67% no potencial de aquecimento global e consumo de energia até 12% menor quando comparado com um modelo R-404A. Além disso, essa solução não degrada a camada de ozônio, não é toxico e inflamável, é compatível com componentes, vedações, válvulas de expansão e óleo lubrificante poliolester já existentes nos equipamentos que utilizam R-404A, o que facilita nas atividades de retrofit.

O fluido refrigerante Opteon™ XP40 desenvolvido pela Chemours tem uma ampla gama de aplicações, como sistemas de rack centralizados, distribuídos, câmaras frias e congeladores, freezers e salas de preparação de supermercados, além de câmaras frigoríficas com unidades condensadoras, sistemas self-contained, walk-in coolers e centros de distribuição refrigerados.