Artigo técnico apresentado no Mercofrio 2018

Este trabalho apresenta uma avaliação experimental de um sistema de refrigeração utilizando R410A, verificando se o fluido R32 é um possível substituto devido ao seu GWP consideravelmente menor. O que motivou essa pesquisa foi a necessidade atual de encontrar fluidos refrigerantes alternativos que apresentem o menor impacto possível ao meio ambiente. Para a realização desse trabalho, foi montada uma bancada experimental de refrigeração com capacidade nominal de 5 TR (~15,6 kW), de forma que foi possível avaliar parâmetros operacionais como: a capacidade de refrigeração, a potência consumida pelo compressor, o coeficiente de desempenho e a temperatura de descarga do compressor. A medição do impacto ambiental dos dois fluidos foi calculada através da metodologia TEWI. A partir dos dados obtidos, realizou-se uma análise de desempenho de ambos os fluidos refrigerantes. Foram realizados testes variando a temperatura de evaporação entre -7 e 7 °C, enquanto a temperatura de condensação foi mantida em 41 °C. Além da temperatura de evaporação, variou-se também a frequência de operação do compressor de 45 até 60 Hz. Os resultados obtidos mostraram que a potência consumida pelo compressor utilizando R32 aumentou de 3 a 5% quando comparada ao R410A. A capacidade de refrigeração do R32 apresentou-se, aproximadamente, de 3 a 7% maior do que para o R410A. O COP foi 2 a 8% maior utilizando R32. A temperatura de descarga do compressor operando com R32 foi de, aproximadamente, 20 a 30 °C mais alta do que para o R410A. Para todas as condições de teste avaliadas, observou-se que a capacidade de refrigeração e o coeficiente de desempenho apresentaram melhoras, concluindo que a performance do R32 foi superior à performance do R410A. Finalmente, ao calcular o TEWI para os dois fluidos refrigerantes analisados, observou-se que os impactos diretos do R32 foram reduzidos, principalmente devido à redução da quantidade de fluido refrigerante necessária e ao menor GWP que esse fluido refrigerante apresenta. Em contrapartida, devido ao aumento do consumo de energia do compressor, quando o R32 foi utilizado, os impactos indiretos do R32 foram maiores.

Autores:

  • Marco Túlio Gama da Silva – mtgds_24@hotmail.com
  • David Fernando Marcucci Pico – davidmarcuccip@gmail.com
  • Enio Pedone Bandarra Filho – bandarra@mecanica.ufu.br
  • Daniel Dall’Onder dos Santos – dallonder@ufu.br
  • Arthur Heleno Pontes Antunes – arthur.antunes@ufu.br
  • Universidade Federal de Uberlândia, www.ufu.br

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