Prêmio foi criado com o objetivo de promover o reconhecimento dos melhores trabalhos de engenharia na área de climatização e refrigeração que atendem aos requisitos de eficiência energética, inovação, tecnologia e proteção ambiental

Edson  Alves - presidente Smacna Brasil

A iniciativa é da SMACNA BRASIL (Sheet Metal Air Conditioning Contractors’ National Association) e ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento). A solenidade foi realizada no Espaço APAS, em São Paulo (SP). Cerca de 450 pessoas participaram da solenidade de premiação, que este ano ganhou novo formato adotado na pontuação com votação acompanhada pelos envolvidos nas obras inscritas, proporcionando maior transparência e a seriedade de sempre.

A associada da ASBRAV, Sicflux, esteve envolvida nas obras e nos projetos de climatização e renovação do ar em cinco das oito obras indicadas aos Destaques do Ano Smacna Brasil. Em 2021 e 2022, a Sicflux teve a honra de ter seus sistemas de renovação de ar instalados em seis obras indicadas ao Prêmio deste ano. Outros associados também agraciados foram LG, Midea Carrier, Trane e Daikin.

Para Edson Alves, presidente da SMACNA BRASIL, a realização do evento com a nova forma de pontuação das obras agradou todos os envolvidos, desde fabricantes, fornecedores, investidores e cliente final.

“Entendo que o evento foi um sucesso, com recorde de público. O novo método que adotamos para premiar os oito empreendimentos teve uma evolução na qualidade, além da transparência, uma vez que a votação das obras indicadas teve o acompanhamento de todos os envolvidos. Coroando o evento com a palestra do Senador Marcos Pontes, que tratou o tema tecnologia, vindo de encontro aos sistemas e equipamentos aplicados nas obras premiadas”, comemora o presidente da SMACNA BRASIL.

Outra novidade desta edição foi a presença da comissão julgadora homenageada pela SMACNA, composta por Eduardo Bertomeu, João Pimenta, Antonio Mariani, Oswaldo Bueno e Gisele Vieira.

Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA, destacou em seu discurso a engenharia multiplural e o empreendedorismo brasileiro na área da engenharia de climatização com os setores envolvidos, desde fabricantes, instaladores, fornecedores, gerenciadores até o usuário final.

“Estamos honrados em participar mais uma vez deste evento através do convênio SMACNA-ABRAVA e parabenizar todos os envolvidos nestes empreendimentos premiados que expressam as tendências futuras em termos de tecnologias para o setor de HVAC-R”, disse Basile.

Empreendimentos premiados

Nesta 28ª edição, os oito empreendimentos premiados foram avaliados cujos projetos se enquadraram aos pré-requisitos como concepção técnica, excelência de qualidade da instalação, versatilidade operacional, inovação, uso racional de energia e preservação do meio ambiente, nas categorias Conforto, Processos Industriais e Especiais, e de Retrofit.

Na categoria Retrofit / Industrial-Especial foram premiadas duas obras: Hospital Badim 1 (Rio de Janeiro – RJ), e Hospital Santa Cruz (Curitiba – PR). Já na categoria Obra Nova / Conforto, quatro obras receberam o prêmio: Acquamotion – Parque de Águas Indoor (Gramado – RS); Edifício Multibrasil (Brasília – DF); Hotel Hilton Canopy Jardins (São Paulo – SP), e Centro de Pesquisa e Ensino Albert Einstein (São Paulo – SP). E duas obras contempladas na Categoria Retrofit / Conforto: Shopping Center Penha (São Paulo -SP); e Castelo Mourisco – Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro – RJ).

Estiveram presentes na cerimônia para receber a placa comemorativa os empresários, clientes finais, instaladores, projetistas, fornecedores e fabricantes dos empreendimentos contemplados.

“Consolidado no setor, o Destaque do Ano traz o reconhecimento da melhor engenharia termo ambiental aplicada nos empreendimentos premiados. A SMACNA Brasil está focada no usuário final, motivando todos os envolvidos, sejam os projetistas, fabricantes, fornecedores e instaladores, oferecerem excelência, qualidade e inovação tecnológica. Nesta 28ª edição tivemos a comissão julgadora composta por professores que analisaram os projetos e se surpreenderam com a qualidade da engenharia nacional. Importante frisar também a presença de Marcos Pontes, que compartilhou com os participantes sua experiência como primeiro astronauta brasileiro”, destaca João Carlos Corrêa da Silva, vice-presidente da SMACNA Brasil.

Para saber mais detalhes das obras premiadas “Destaques do Ano 2022”, acesse https://smacna.org.br/premio/