Na comemoração do jubilado de Prata da Dufrio, a Revista ASBRAV conversou com o CEO, Guillermo Zanon que falou um pouco das conquistas importantes da empresa e dos principais desafios.

Revista ASBRAV – Qual o sentimento como gestor ao comemorar uma data tão marcante na vida da empresa?

Guillermo Zanon – Comemorar o aniversário da Dufrio tem sido uma tradição a cada ano, pois temos muito orgulho da trajetória e da história dessa empresa. Os 25 anos, claro, são um marco desse caminho por se tratar de data simbólica. Relativamente jovem, a Dufrio, hoje é uma referência nacional nos negócios do segmento de climatização e refrigeração, soluções em refrigeração comercial, câmaras frias, projetos de eficiência energética, varejo e atacado de peças e acessórios, incluindo marcas próprias, e um e-commerce de destaque para o consumidor final. O sentimento é de satisfação e honra por estar tão próximo de nossos parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes, sempre com transparência, respeito e atenção que merecem. É um sentimento, também, de que não se trata de um linha de chegada, mas de uma estrada que ainda vai nos levar para o futuro com muitos mais desenvolvimento para todos.

Revista ASBRAV – Como foi a fundação da empresa?

Guillermo Zanon – A fundação da Dufrio se deu em 22 de maio de 1997 pela coragem da dupla Dagoberto e Silvana Zanon, que tiveram a visão de um negócio necessário. Teria de ser algo forte, sustentável economicamente, que fizesse a diferença para as vidas das pessoas envolvidas. E assim foi. Ambiente amigável, aberto, que sempre deu oportunidades para o crescimento dos parceiros e dos funcionários, firme em ouvir as demandas dos clientes e atendê-los com seriedade. Eu mesmo sou um exemplo das oportunidades. Entrei na Dufrio para aprender, passei por várias etapas de conhecimento, de acertos e erros que foram corrigidos, de projetos e novas transformações que estamos vivenciando. Assumi como CEO em 2021 e acredito muito no compartilhamento das experiências dos fundadores para que possamos crescer ainda mais.

Revista ASBRAV – Quais foram os desafios mais importantes que foram superados ao longo da história?

Guillermo Zanon – Como é de conhecimento de todos, a ocorrência do grande incêndio em 2006, na matriz em Porto Alegre, foi um dos desafios mais importantes. Fazer a Dufrio resistir, continuar a atender os clientes, cumprir os compromissos e entregas da época foi uma superação em todos os sentidos: como empresa e como objetivo das pessoas envolvidas na época, bem como dos parceiros que nos ajudaram. Passado o tempo, os desafios de introduzir tecnologias de gestão, integração de sistemas, digitalização de processos, segurança das operações, logística e outros continuam. A pandemia de Covid-19 nos mostrou que nossa adaptação aos cuidados necessários foi eficiente e estamos bem estruturados.

Revista ASBRAV – Quais são os planos para o futuro?

Guillermo Zanon – Não costumamos nos manifestar sobre planos e estratégias, mas podemos afirmar que a Dufrio é uma companhia atenta às oportunidades, buscando cada vez mais ser percebida como uma empresa que entrega soluções em climatização e refrigeração. Isso significa que estamos tendo uma gestão moderna, inovadora e que pesquisa incansavelmente as melhores tecnologias alinhadas com preocupações ambientais e de responsabilidade social.