Entrevista: Gerente técnico de Aplicação e Produtos da Armacell na América Latina, Lineu Teixeira de Freitas Holzmann
A chegada das temperaturas mais baixas traz consigo a preocupação com o conforto térmico nos ambientes fechados. Ao mesmo tempo, há a constante preocupação na economia de energia elétrica. A Revista ASBRAV conversou com Lineu Teixeira de Freitas Holzmann, gerente técnico de Aplicação e Produtos da Armacell na América Latina, para falar sobre a importância do isolante térmico nesses dois conceitos. Os produtos são uns dos poucos materiais cujo impacto ambiental é “negativo”, ou seja, ele promove uma economia de energia centenas de vezes maior que a energia gasta para sua produção. Daí a ideia de se buscar a maior performance possível destes produtos sob todos os aspectos.

1- Como os sistemas de isolamentos térmicos podem reduzir o gasto com energia elétrica, especialmente em locais frios?

O isolamento térmico é um bom investimento e tem como principal função diminuir as trocas térmicas. Quando se trata de conforto, o investimento em isolamento térmico, seja ele aplicado na edificação ou nos equipamentos, é de fundamental importância. Na prática, as soluções utilizadas para tornar ambiente agradável podem ser desde o uso de vidros duplos em janelas, cortinas adequadas, painéis e alvenaria especiais, até isolamentos térmicos para coberturas.

A Armacell, por exemplo, produz mantas isolantes térmicas de subcobertura especialmente feitas para reduzir a radiação de calor e troca térmica entre o ambiente externo e interno, através de uma espuma de polietileno com 1 ou 2 faces metalizadas. A face metalizada, instalada para cima, promove uma reflexão da irradiação de calor pelas telhas aquecidas pelo sol, o que melhora a sensação térmica no ambiente. A camada de espuma é responsável por diminuir as trocas térmicas entre a massa de ar quente acima da manta e a camada de ar menos quente abaixo desta, o que tem como benefício uma menor exigência do ar condicionado. Portanto, a manta de subcobertura está diretamente ligada à economia de energia e à sustentabilidade do sistema.

Em situações de temperaturas externas mais baixas, como no inverno quando precisamos aquecer os ambientes, a manta de subcobertura também promoverá o isolamento térmico, mantendo o calor do ambiente; e quando tiver 2 faces metalizadas, parcela significativa do calor irradiado internamente será refletido para baixo. Então, quando o ar condicionado está operando no modo aquecimento, em ciclo reverso, as perdas de calor são minimizadas.

Já nos equipamentos de condicionamento de ar, é de extrema importância a observação dos preceitos de boas práticas na escolha e instalação do isolamento térmico das linhas. Para cada situação é importante verificar a espessura necessária para evitar não só a perda de calor, mas também mitigar a condensação superficial nas mesmas. Não adianta ter um excelente produto isolante térmico e bem dimensionado, se na instalação não forem tomados os devidos cuidados recomendados pelo fabricante do produto, como por exemplo, o uso do adesivo especial para esta finalidade.

Muitos profissionais que ignoravam tais boas práticas, simplesmente porque aprenderam de uma forma errada, procuraram treinamento e capacitação técnica para trazer um real benefício de economia de energia para seus clientes, usuários finais.

2- É possível estimar quantas obras utilizam o isolamento térmico no Brasil?

Todas as obras onde se tenha coberturas (telhados) que influenciem na condição climática dos ambientes abaixo dela, deveriam preocupar-se em melhorar o fluxo de calor vindo do exterior. Portanto, construções residenciais, galpões, etc., podem e devem fazer uso dos isolantes térmicos especialmente desenvolvidos para este fim.

3- Qual o tempo de vida útil de um isolamento térmico?

A vida útil dos materiais isolantes térmicos está intimamente ligada ao selecionamento e à forma de instalação, utilização e manutenção. Em condições ideias, um isolamento térmico pode funcionar muito bem por 10 ou 15 anos.

Temos a tecnologia e os parâmetros muito bem definidos para a produção de isolantes térmicos de alta performance, porém, somos muito dependentes da qualidade da instalação. Por isso, a Armacell investe muito em treinamentos presenciais e online para difundir as boas práticas e preceitos para uma instalação adequada.

4- O mercado brasileiro reconhece o custo-benefício do isolamento?

A Armacell atende projetos para todo tipo de obra que vão de aeroportos, shoppings, hospitais, escritórios a residências, além da refrigeração comercial e industrial.

A empresa preza pela qualidade dos produtos, tendo como objetivo atingir a melhor performance do isolamento térmico. Nossa equipe mundial de Pesquisa e Desenvolvimento está constantemente testando os produtos em busca de melhor custo-benefício, sem detrimento da qualidade e performance.