Apresentação de case de sucesso da Fruki marcou a comemoração do aniversário de 21 anos da ASBRAV em Porto Alegre

Foi do mercado extremamente competitivo do refrigerante que veio uma lição importante para inovar e enfrentar o cenário econômico atual. O evento marcou os 21 anos da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação com o Case Fruki – Gestão, Inovação e Qualidade. A diretora Administrativa e de Recursos Humanos da Bebidas Fruki, Aline Eggers Bagatini conta que desde 2002, quando começou a implantação do programa de Qualidade houve um salto grande na gestão. Nesse período a empresa passou a investir em melhoria contínua. Tornou-se uma prática buscar melhores referenciais e o resultado foram saltos em número de clientes, faturamento e market share.
– Nosso pessoal é sempre desafiado a fazer hoje, melhor do que fez ontem. A criatividade está muito presente em ideias que são muito bem discutidas e aceitas. Além disso, há um consenso de buscar em consultorias o suporte para tudo que não sabemos fazer. Os gerentes possuem boa autonomia para tomada de decisões. O clima interno é de inovação e isso acontece de forma natural – explica a diretora administrativa e de RH da Fruki, Aline Eggers Bagatini.
Um dos fatores de sucesso é o investimento em Planejamento Estratégico, que é desenvolvido e discutido anualmente.
– Confesso que não foi fácil. Nos primeiros anos precisamos aprender a lidar com novos instrumentos. Contamos com consultorias e pessoas que nos trazem ideias novas e visões diferentes. Hoje a Fruki está bem madura nisso, mas sempre dispostos a melhorar. Se não fossem todos esses investimentos em gestão, acredito que a empresa talvez não estivesse mais aqui pelo mercado competitivo que atuamos. Que bom que seja assim, porque nossos concorrentes grandes são excelentes em gestão e nos obrigam a melhorar a cada dia – completou Aline.
Durante a palestra a convidada também destacou a importância de cada profissional saber administrar a vida pessoal e profissional. Comemorar e celebrar conquistas juntos também foram lembradas como ações que ajudam a fazer a diferença no ambiente de trabalho.
283264_603572_asbrav_fruki__27_