Tecnologia em refrigeração e aquecimento possibilita significativa redução do consumo de energia. Tema foi debatido em evento conjunto da ASBRAV e Chapter Brasil da ASHRAE.

A tecnologia em refrigeração e aquecimento dos prédios do futuro foi o tema central da reunião-jantar do mês de dezembro promovida pelo Chapter Brasil da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) em parceria com a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na quinta-feira (10/12).
Coube ao diretor de Ensino e Treinamento da ASBRAV, Paulo Otto Beyer, falar sobre VRF Quente/Frio Simultâneo, fazendo uma análise do funcionamento dos equipamentos com fluxo de refrigerante variável, seu modo básico de controle e os efeitos nas curvas de desempenho do equipamento.
– Atualmente, existe uma clara tendência de maior utilização de sistemas VRF em prédios de escritórios, hotéis, instituições de ensino e residências de alto padrão, já que o gerenciamento da utilização da energia em um empreendimento pode proporcionar expressiva redução do seu consumo – salientou o palestrante.
Paulo Otto Beyer lembrou que o VRF é um sistema relativamente novo se comparado às soluções de água gelada, e está buscando ampliar seu espaço nas edificações. Na maioria das situações o VRF traz benefícios como automação embarcada, flexibilidade de atendimento de cargas parciais baixas, excelente desempenho em cargas flutuantes, controle de temperatura preciso e individual e instalação modular de baixo impacto à estrutura arquitetônica.
– O VRF pode se mostrar mais favorável em todas as aplicações de conforto, com os devidos cuidados com a tomada de ar exterior e com as aplicações com grande demanda de calor latente – comentou Beyer.
Durante o evento, o presidente do Chapter Brasil da ASHRAE, Paulo Presotto, destacou a trajetória da entidade que busca o desenvolvimento das artes e ciências do HVAC&R, para benefício dos seus associados e da sociedade. Com mais de cem anos de existência, a ASHRAE possui mais de 53.000 associados em todo mundo e tem uma grande preocupação com a sua continuidade e seu legado. Pensando no futuro, criou programas específicos para formação de novas lideranças através do Student Activities e o YEA – Young Engineers on ASHRAE.
O encontro contou com as presenças da presidente da ASBRAV, Hani Lori Kleber; do 2º vice-presidente, Luiz Afonso Dias; e do diretor de Relações Institucionais e ex-presidente do Chapter Brasil da ASHRAE, Mario Alexandre Ferreira.