Cálculo de BTUs é fundamental na hora de escolher o equipamento para o ambiente
Na decisão final sobre o equipamento que será adquirido na loja, o preço é um dos fatores mais importantes, não há como negar. O alerta, no entanto, é que esse não deve ser o único critério a ser pensado pelo consumidor, quando trata-se da aquisição do aparelho de ar condicionado. Tão importante quanto a qualidade, marca e preço, é saber escolher a capacidade certa, para o ambiente no qual ele será instalado. Para o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza, deve-se considerar fatores como área da sala, número de pessoas que a frequentam, iluminação, quantidade de janelas, tipo de vidro, área de paredes externas, cobertura e piso.

– Para residências, é possível considerar, em média, 680 BTUs por metro quadrado. Uma sala de 18m² precisa de um aparelho de, no mínimo, 12 mil BTU’s para refrigerar o ambiente de maneira adequada. Ainda assim, alguns fatores podem ajudar o cliente a chegar a um número mais exato. Se a sala tiver aberturas para leste, norte ou oeste e o vidro não for muito espesso, é possível aumentar o cálculo para cerca de 800 BTUs por metro quadrado, pois a incidência solar vai gerar mais trabalho para o equipamento. É importante lembrar que se o cálculo do consumidor gerar um número de BTUs que não existe no mercado, como 17 mil, ele deve optar pelo primeiro valor acima que seja fabricado. Nesse caso, seria o de 18 mil BTUs – explica.

Para consumir menos energia, a solução não é adquirir um ar condicionado pequeno. Se o aparelho tiver menos BTUs do que o exigido pelo ambiente, ele será forçado a estar sempre no máximo, usando uma potência muito grande, e ainda assim não refrigerando a sala da maneira desejada. Além disso, para melhorar o funcionamento do equipamento, deve-se manter cortinas, janelas e portas fechadas. Para uma avaliação mais exata, também é indicada a pesquisa com um engenheiro especialista em climatização.