Antes de instalar equipamentos de climatização em supermercado, administração substituiu o fluido refrigerante R-22 por produto ambientalmente aceitável

 Uma marca forte do varejo na região de Ribeirão Preto, o Supermercado Iquegami, de Bebedouro (SP), está perto de completar 50 anos de atividades. Com 7 lojas em funcionamento, a empresa está mostrando que um dos pilares de seu sucesso é a inovação. A rede Iquegami concluiu, recentemente, uma operação de Retrofit* com emprego do fluido refrigerante ambientalmente aceito DuPont™ ISCEON® MO99.
O fluido refrigerante ISCEON® MO99 é considerado o substituto ideal do composto R-22 ou HCFC-22. O R-22, ainda largamente utilizado na indústria de climatização e refrigeração, consta da relação de fluidos refrigerantes regulada pelo Protocolo de Montreal**, e terá sua importação limitada nos próximos anos.
“Entendo que o maior benefício do Retrofit é podermos aderir a um produto ambientalmente aceito, já que sabemos que a utilização do R-22 está em declínio no Brasil. A operação se constitui ainda numa ação efetiva de responsabilidade ambiental. A aplicação da técnica do Retrofit também prolongará a vida útil do equipamento do qual extraímos o R-22”, resume a sócia-diretora do Supermercado Iquegami, Márcia Heloisa Iquegami.
Para especialistas, além do bom rendimento que transfere aos equipamentos, o produto ISCEON® MO99 apresenta GWP ou potencial de aquecimento global menor em comparação a outros HFCs substitutos do R-22. Ele é 42% menor em relação ao R-404A, por exemplo. ISCEON® MO99 é ainda compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM), alquibenzeno (AB) e poliol éster (POE).
A operação de Retrofit da loja Iquegami de Bebedouro foi aplicada num equipamento de climatização modelo RAC 125 TR. Foram empregados 380 kg do produto ISCEON® MO99. “O equipamento estava projetado, inicialmente, para operar com R-22, e antes de instalar o cliente optou por utilizar o fluido ambientalmente aceito” ressalta o consultor técnico da DuPont Fluidos Refrigerantes, Amaral Gurgel.
Segundo Márcia Iquegami, o Retrofit com ISCEON® MO99 deverá ser estendido aos sistemas de climatização de outras lojas do grupo na região Noroeste do estado de São Paulo, nas cidades de Guaraci, Monte Azul Paulista, Olímpia e Severínia.