Revista ASBRAV – Entrevista

O crescimento e qualificação do setor de HVAC&R (Heating, Ventilation, Air Conditioning e Refrigeration) é umas das razões da ASBRAV existir e promover cursos, encontros, palestras e diversos eventos que visem unir e fortalecer os profissionais. A qualificação dentro deste segmento, é garantia de bons serviços e avanços econômicos expressivos. Para abordar o assunto, conversamos com o coordenador técnico de educação do Centro de Formação Profissional (CFP) do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) da Visconde de Mauá, Rogério Basso. A entidade é parceira da ASBRAV nessa missão de fortalecer o aprendizado no setor.

Revista ASBRAV – Qual a importância da qualificação no Setor HVAC&R?

O ar que respiramos é um bem público e conhecer a qualidade do ar interior é fundamental para proporcionar melhores condições de saúde e conforto nos ambientes. A busca pelo conhecimento em entender todos os processos para diversas aplicações, nas etapas de instalação, operação e manutenção dos sistemas é um diferencial para a qualidade do serviço prestado.

Revista ASBRAV – Quais os principais pontos onde a tecnologia está auxiliando o setor?

A tecnologia está diretamente ligada a automação destes sistemas que visa um controle mais eficiente com um menor custo de operação e manutenção.

Revista ASBRAV – Existe algum ponto onde a tecnologia ainda não chegou?

A tecnologia está presente em todas as etapas dos processos e está em constante atualização. Sobre tendências mundiais, podemos dizer que no que se refere sobre a utilização de fluídos naturais, como propano e Co² em sistemas HVAC&R, o Brasil tem uma longa jornada para a aplicação e difusão deste conhecimento, de acordo com os instrutores do SENAI que recentemente estiveram em Maintal, na Alemanha.

Revista ASBRAV – De que maneira o SENAI-RS visa auxiliar os profissionais para que se mantenham atualizados?

O SENAI-RS tem como sua missão contribuir para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento do País, por meio da educação, da transferência de tecnologia e disseminação de informação. Na área, o Centro de Formação Profissional SENAI Visconde de Mauá, localizado em Porto Alegre, atua na formação de profissionais, desde sua iniciação à área, com cursos rápidos, como também em sua qualificação profissional, oferecendo cursos técnicos na área de Climatização e Refrigeração. O SENAI-RS, possui uma educação profissional direcionada aos que desejam a profissionalização ou a atualização no mercado de trabalho. O aprendizado é feito de forma integrada com o mercado de trabalho, acompanhando as novidades das áreas e aproveitando os conhecimentos e aplicações da tecnologia.

Revista ASBRAV- Quais os principais cursos oferecidos?

Os cursos técnicos do SENAI ensinam, na prática uma profissão. O aluno sai preparado para encarar os desafios do mercado e exercer sua atividade com excelência. O CFP SENAI Visconde de Mauá é a unidade de referência no Estado em sistemas de refrigeração e climatização, que atualmente oferta em seu portfólio o curso técnico em refrigeração e climatização, cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado, instalação e manutenção de condicionadores de ar Split e Inverter, Básico de Refrigeração Comercial e Industrial, Refrigeração Doméstica e Condicionadores de AR. Além disso, faz parte do escopo de atuação do Centro, a realização de cursos para empresas, totalmente customizados para atendimento das demandas especificas dos clientes. O SENAI RS conta ainda com as Unidades Móveis de Refrigeração, que possibilitam levar a formação profissional na área de HVAC para todo o estado.

Revista ASBRAV – Quais os cursos mais procurados?

Atualmente os cursos relacionados a área de refrigeração e climatização mais procurados no Centro de Formação Profissional SENAI VISCONDE DE MAUÁ, são:

Curso Técnico em Refrigeração e Climatização onde temos um perfil profissional que apresenta as competências necessárias para projetar, sob supervisão, a instalação de sistemas de refrigeração e climatização e coordenar a execução da instalação e da manutenção de sistemas de refrigeração e climatização, seguindo a legislação e as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.

Curso de boas práticas em sistemas de ar condicionado, que consiste em um Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Este programa tem por objetivo evitar vazamentos e/ou diminuir a liberação de fluidos frigoríficos na atmosfera, reduzindo o consumo de HCFC-22 nas instalações, curso é realizado de forma gratuita.

Curso de instalação e manutenção de condicionadores de ar Split e Inverter, onde o aluno desenvolve competências, conhecimentos técnicos teóricos e práticos destinados à manutenção e instalação de condicionadores de ar Split e inverter.

Revista ASBRAV- Onde há mais dúvidas sobre o HVAC&R?

Normalmente os alunos possuem mais dúvidas nos processos psicrométricos, ajustes e balanceamento do sistema, sendo estes conteúdos trabalhados durante sua formação profissional, de acordo com os planos de cursos oferecidos.

Revista ASBRAV- O que um profissional necessita para estar qualificado ao HVAC&R?

Ter um perfil de entrada alinhado com os propósitos do setor e estar focado para desenvolver sólidos conhecimentos teóricos e práticos na atuação de soluções de problemas operacionais dos equipamentos aplicados ao setor.